Qual é o significado da lua de sangue na Bíblia?

Pr. Marcelo Teixeira Mallet
Pr. Marcelo Teixeira Mallet
Pastor Batista

A "lua de sangue" é um fenômeno natural que acontece quando há um eclipse total da lua. Na Bíblia, algo parecido com uma "lua de sangue" é mencionado como um sinal de que o fim do mundo está próximo. No entanto, essa lua de sangue será acompanhada por outros sinais. Uma "lua de sangue" sozinha não pode ser considerada um sinal profético.

Eclipse lunar

A lua reflete a luz do sol. Quando há um eclipse total da lua, o sol, a terra e a lua ficam alinhados, com a terra ao meio. A sombra da terra é projetada sobre a lua, que ganha uma cor avermelhada. É por isso que se chama "lua de sangue".

"Luas de sangue" não acontecem todos os anos, mas é provável que você tenha a oportunidade de ver algumas ao longo da sua vida. Não há base nenhuma para acreditar que uma "lua de sangue" sinaliza algum acontecimento importante. São fenômenos naturais, regidos pelas leis do movimento da terra e da lua. A única lua de sangue mencionada na Bíblia é diferente do eclipse da lua normal.

lua de sangue
A lua de sangue é a sombra da terra se projetando na lua no eclipse lunar.

A lua de sangue na Bíblia

Uma profecia sobre o fim do mundo, em Joel 2:31, que também é citada em Atos dos Apóstolos 2:14-21, fala sobre a lua se tornar em sangue. Esse acontecimento é mencionado novamente em Apocalipse 6:12. No entanto, essa lua de sangue mencionada na Bíblia tem uma diferença do fenômeno conhecido como "lua de sangue" em nossos dias. Nesses textos, o sol também será afetado. A descrição do sol se escurecendo, poderia sugerir um eclipse do sol também, onde a terra, a lua e o sol estariam alinhados, com a lua no meio.

O problema disso é a impossibilidade de um eclipse da lua e do sol acontecerem em simultâneo. Isso porque, no eclipse lunar, a terra está entre o sol e a lua, e no eclipse solar, a lua está entre a terra e o sol. Por isso, há duas explicações possíveis para essa profecia bíblica:

  1. Se são eclipses, os dois eventos não acontecerão em simultâneo, mas serão próximos.
  2. Poderá ser um acontecimento milagroso, que não é uma "lua de sangue" e nem o eclipse natural do sol.

Pela descrição que a Bíblia apresenta desse evento, podemos concluir que esse acontecimento não será uma "lua de sangue" normal. Por isso, não temos razão para acreditar que o fim do mundo começará quando acontece um eclipse da lua. A Bíblia diz que ninguém sabe o dia em que o fim chegará (Mateus 24:36).

Mesmo assim, quando observamos esses fenômenos como uma "lua de sangue", podemos aproveitar para lembrar que um dia Jesus voltará de fato. Não sabemos quando será, mas sabemos que o dia está cada vez mais próximo. Por isso, devemos nos preparar, para não sermos apanhados desprevenidos (Mateus 24:44).

Veja aqui como se preparar para o fim do mundo.

A profecia de Joel e o Pentecostes

A profecia de Joel 2:28-32 também é mencionada em Atos 2:14-21, onde o apóstolo Pedro, no seu primeiro sermão, descreveu a descida do Espírito Santo na Festa do Pentecostes, como um cumprimento da profecia de Joel 2. Naquele dia a lua não se tornou em sangue e nem o sol se escureceu. Segundo Pedro, parte dessa profecia se cumpriu naquele evento. O restante da profecia de Joel, com certeza, ainda se cumprirá nos últimos dias.

Outros sinais que acompanharão a lua de sangue

Além da lua se tornar em sangue e o sol em trevas, a profecia de Joel também diz que haverá “sangue, fogo e nuvens de fumaça” (Joel 2:28-30). Isso tudo acontecerá antes do fim.

Descubra aqui mais sobre os sinais do fim do mundo.

A profecia sobre a lua de sangue em Apocalipse acrescenta ainda que haverá um terremoto, as estrelas cairão, o céu será recolhido e montanhas e ilhas serão deslocadas (Apocalipse 6:12-14). A segunda vinda de Jesus será acompanhada de muitos sinais naturais e espirituais. Uma "lua de sangue" sozinha não caracteriza a chegada do fim dos tempos ou da volta de Jesus.

Referências bibliográficas

GUNDRY, Robert Horton. Panorama do Novo Testamento. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 1998.

LOPES, Hernandes Dias. Estudos no Livro de APOCALIPSE. São Paulo: Hagnos, 2009.

TRAVIS, Stephen. Creio na segunda vinda de Jesus. Campinas: LPC, 1990.

Pr. Marcelo Teixeira Mallet
Pr. Marcelo Teixeira Mallet
Bacharel em Teologia com ênfase em Teologia Histórico-Sistemática e Aconselhamento pelo Seminário Teológico de Gramado (RS, Brasil) e Mestrando em Estudos Teológicos pelo Seminário Teológico Baptista de Lisboa (Portugal). Pastor batista desde fevereiro de 1994.