O que significa ter comunhão?

Comunhão significa ter união, paz e partilha com alguém. Quando duas ou mais pessoas fazem coisas juntas, em harmonia, estão em comunhão. A vontade de Deus é que vivamos em comunhão com Ele e uns com os outros.

Comunhão é ter coisas em comum. Significa partilhar experiências e viver em união. Todos nós somos seres sociais e precisamos de comunhão para sermos completos. Ninguém consegue viver completamente sozinho. Precisamos de comunhão com Deus e comunhão com nossos irmãos (1 João 1:3).

Comunhão com Deus

A comunhão com Deus é essencial em nossa vida. Deus nos criou para termos comunhão com Ele mas o pecado nos separou de Deus, destruindo nosso relacionamento com Ele. Agora, somente através de Jesus podemos voltar a ter comunhão com Deus (2 Coríntios 5:17-19).

Quando cremos em Jesus como nosso salvador e dedicamos nossa vida a ele, nossa comunhão com Deus é restaurada. Recebemos o perdão de nossos pecados e Deus passa a morar dentro do nós, através do Espírito Santo. Temos uma ligação especial com Deus.

Nesse novo relacionamento com Deus, Ele está sempre presente e nos ensina a viver corretamente, andando nos Seus caminhos. O Espírito Santo nos guia, corrige e consola, tudo com o amor e o cuidado de Deus. Nós também podemos nos aproximar de Deus, falar com Ele e buscar mais dele, porque temos comunhão (Hebreus 10:22).

Veja também: o que Deus diz sobre a união?

Ao longo da vida cristã, devemos procurar fortalecer nossa comunhão com Deus, criando mais intimidade com Ele, através:

  • Da oração
  • Da leitura da Bíblia
  • Do louvor
  • Da obediência
  • Da reflexão nas coisas de Deus

Ter comunhão com Deus é abrir toda nossa vida a Ele, tornando-o participante de tudo que fazemos. Deus, por Sua vez, nos torna participantes de Seus planos para salvar o mundo e fazer o bem.

Comunhão com outros cristãos

Não podemos desprezar a comunhão com outros cristãos. Deus criou a Igreja para nosso bem e devemos aprender a viver em união uns com os outros. Precisamos de nossa família (Hebreus 10:25).

Jesus orou para que todos que o amam fossem um, perfeitamente unidos em sua comunhão (João 17:20-21). A forma como expressamos nossa comunhão com outros cristãos mostra o amor de Deus e é um poderoso testemunho do poder de Jesus. Nenhuma outra força nesse mundo consegue unir tantas pessoas diferentes em amor!

Leia também: 5 benefícios da comunhão entre irmãos na fé.

Quando temos comunhão com outros cristãos, crescemos mais em nossa comunhão com Deus e ficamos mais fortes (1 João 1:6-7). Juntos, podemos crescer em amor, fé e esperança. Ao partilharmos nossa vida, temos a oportunidade para pôr em prática tudo que Jesus nos ensina sobre o amor ao próximo, mostrando ao mundo uma maneira melhor de viver.