Vaidade é pecado?

Vaidade é pecado quando toma o lugar de Deus. Não é errado se arrumar mas isso não deve ser o mais importante em sua vida. Sua aparência pode se tornar um ídolo. Seu orgulho não deve estar em sua aparência nem na opinião que as pessoas têm de você.

Vaidade também é pecado quando você se acha superior aos outros por causa de sua aparência. Falsa modéstia também é vaidade, porque também acaba julgando os outros pela sua aparência (Colossenses 2:18). Quanto você se arruma não torna você melhor nem pior que outra pessoa. Pessoas desarrumadas também podem ser vaidosas.

Veja aqui: segundo a Bíblia o que é vaidade?

Se preocupar demais com a opinião que outras pessoas têm de você é vaidade. A forma como outras pessoas vêm você não é tão importante quanto a forma como Deus vê você. É inútil tentar manter aparências só por causa da opinião de outras pessoas. Se arrume por outros motivos. Deus ama você, não importa quanto você se arruma.

Como deixar a vaidade?

Ponha Deus no centro de sua vida. Lembre-se: sua aparência não é a coisa mais importante de sua vida. É só um detalhe. Deus se preocupa mais com seu interior que com sua aparência exterior (1 Samuel 16:7). Quem está focado nas coisas de Deus não tem tempo para vaidade.

Veja também: o que a Bíblia diz sobre maquiagem?

Se preocupe mais em agradar a Deus com sua forma de pensar e agir. A verdadeira beleza vem de dentro (1 Pedro 3:4). Não descuide completamente de sua aparência mas não deixe que se torne uma obsessão. Procure encontrar um equilíbrio e faça tudo para glorificar a Deus. Isso é o mais importante.