A Bíblia é dividida em quantas partes?

A Bíblia é uma coleção de 66 livros, que são divididos em dois grandes grupos:

  • O Velho Testamento – os 39 livros escritos antes de Jesus, reconhecidos pelos judeus (que não os chamam de Velho Testamento) e pelos cristãos. O Velho Testamento conta sobre as origens da humanidade e a História do povo de Israel. Também tem livros de poemas e profecias sobre o futuro. Todos esses livros apontam de alguma forma para a vinda de Jesus.
  • O Novo Testamento – os 27 livros escritos depois da vinda de Jesus, que completam o significado do Velho Testamento. Os judeus não aceitam esses livros. Contam sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus e o início da Igreja. No Novo Testamento encontramos muitos ensinamentos práticos sobre como viver e nos relacionar com outras pessoas.

Testamento significa aliança. O Velho Testamento trata da primeira aliança que Deus fez com o povo de Israel, que anunciava uma futura aliança perfeita. O Novo Testamento conta sobre essa nova aliança, que aconteceu com a morte e ressurreição de Jesus e que é para todo o mundo (Hebreus 8:6-7). O Novo Testamento é a conclusão do Velho Testamento.

Quer saber mais sobre os livros da Bíblia? Leia aqui: quantos livros tem a Bíblia?

Para ser mais fácil encontrar coisas na Bíblia, cada livro foi dividido em capítulos e cada capítulo em versículos. Assim, para encontrar a passagem que diz “Jesus chorou” (João 11:35), não temos de ler o livro todo de João até achar. Basta procurar o capítulo 11 e, dentro desse capítulo, procurar o versículo 35.

Descubra aqui: quando foi escrita a Bíblia?