Quando foi escrita a Bíblia?

A Bíblia foi escrita ao longo de cerca de 1500 anos, entre 1500-1400 a.C e 100 d.C. A Bíblia não é apenas um livro, é uma coleção de livros inspirados por Deus ao longo de vários séculos (2 Timóteo 3:16).

A Bíblia foi escrita por muitas pessoas diferentes, de épocas históricas diferentes. Os livros da Bíblia não estão organizados por ordem cronológica, do mais antigo para o mais novo. Não sabemos com certeza quando todos os livros da Bíblia foram escritos mas não há razão para acreditar que são uma fraude. Temos muito mais evidência para acreditar na Bíblia que a maioria das obras da Antiguidade!

Quer saber mais sobre como a Bíblia foi formada? Veja aqui: quantos livros tem a Bíblia?

Quando foi escrito o Velho Testamento?

O Velho Testamento foi escrito entre o tempo de Moisés (1500-1400 a.C) e o retorno dos israelitas do exílio na Babilônia (400 a.C). A tradição ensina que Moisés escreveu os 5 primeiros livros do Velho Testamento, exceto a passagem sobre sua morte. Esses são os livros mais antigos da Bíblia. Outro livro que os estudiosos pensam ser muito antigo é o livro de , de autor desconhecido.

Na sua maioria, cada livro da Bíblia foi escrito por uma só pessoa. Alguns foram escritos “de uma sentada” e outros foram escritos ao longo da vida toda do autor. Alguns livros foram editados por outra pessoa, para organizar melhor a informação. Mas nada foi acrescentado que muda o significado ou a mensagem dos textos.

Uma exceção é o livro de Salmos, que é um hinário com salmos escritos por muitas pessoas diferentes ao longo de vários séculos. O livro de Provérbios também é uma compilação de provérbios de pessoas diferentes, mas o autor principal foi Salomão.

Veja também: a Bíblia é confiável?

Quando foi escrito o Novo Testamento?

O Novo Testamento foi escrito depois da morte e ressurreição de Jesus, provavelmente entre 40 d.C e 100 d.C. O Novo Testamento foi escrito por testemunhas oculares da vida de Jesus e por pessoas que tiveram contato próximo com as testemunhas (2 Pedro 1:16; Lucas 1:1-4).

Muitos livros do Novo Testamento são cartas escritas pelos apóstolos que foram enviadas a grupos de cristãos. Essas cartas foram escritas para explicar mais sobre o ensino de Jesus e sobre como praticar a fé cristã. A evidência arqueológica prova que cópias dessas cartas já circulavam por toda a parte 20 a 50 anos depois da escrita do Novo Testamento!

Muitos estudiosos concordam que os últimos livros do Novo Testamento que foram escritos foram os livros do apóstolo João (o evangelho de João, as 3 cartas de João e o livro do Apocalipse), cerca de 100 d.C. Ele viveu com Jesus e viu o que ele fez.