As 3 promessas de Deus a Abraão

Abraão foi fiel a Deus e, por isso, foi muito abençoado. Mas as maiores bênçãos foram as promessas que Deus fez para Abraão. A Bíblia mostra como Deus cumpriu as essas promessas:

1. Muitos descendentes

Abraão e Sara eram muito idosos e não podiam ter filhos mas Deus prometeu que ainda teriam um filho. Esse filho teria muitos descendentes, que se tornariam uma grande nação (Gênesis 15:4-5). Quando Abraão tinha 100 anos, Sara deu à luz Isaque. Os descendentes de Isaque se tornaram a nação de Israel, que existe até hoje e é muito numerosa.

veja também: quem foi Isaque na Bíblia?

Além dos descendentes naturais, Abraão também tem muitos descendentes espirituais. Todos que crêem em Jesus são filhos de Abraão, porque Abraão foi salvo por crer em Deus (Romanos 4:16-17). Por isso, Abraão é conhecido como o “pai da fé”.

2. Uma terra para morar

Deus prometeu a Abraão que seus descendentes herdariam a terra onde ele morou como estrangeiro (Gênesis 15:18-21). Abraão morou o resto de sua vida em tendas mas, 400 anos depois, os israelitas conquistaram o território de Canaã, que se tornou o país de Israel.

Abraão não recebeu apenas uma herança física. Ele também recebeu uma herança eterna (Mateus 8:11). O Céu é a verdadeira casa de Abraão e de todos que crêem em Jesus!

Veja aqui a história de Abraão.

3. Uma bênção para todos os povos

Essa foi a maior promessa que Deus fez a Abraão – ser uma bênção para todos os povos (Gênesis 12:2-3). Através dos descendentes de Abraão, Deus revelou Seu plano para salvar o mundo. Jesus, o salvador do mundo, era descendente de Abraão. Ele veio para salvar todas as pessoas do pecado. Sua morte e ressurreição abençoa pessoas em todo mundo até hoje!

Abraão não viu o cumprimento dessas três promessas mas ele creu em Deus. Ele já foi abençoado por conhecer essas promessas e saber que Deus as iria cumprir (João 8:56). As promessas de Deus para Abraão não foram uma bênção só para ele, são uma bênção para todos nós!