8 Qualidades que definem os que confiam no Senhor

Os que confiam no Senhor são aqueles que têm uma fé genuína em Deus e em tudo o que Ele fez, faz e disse na Sua Palavra. A fé cristã tem alicerces firmados na verdade e fidelidade de Jesus Cristo e atua mediante a ação do Espírito Santo que guia o crente até o conhecimento da Verdade (João 16:13). 

A confiança em Jesus é um dom concedido por Deus a todos que, com corações submissos, aceitam o amor, fé e esperança dadas de graça (Efésios 2:8). Assim, a fé não se trata de uma emoção ou experiência momentânea, mas é a confiança real e prática no Senhor Deus para toda a vida. É desenvolvida através de um relacionamento pessoal com Deus, baseado no amor, fidelidade e apreço à Bíblia Sagrada.

Os que confiam em Deus não são meros cristãos nominais ou simpatizantes do cristianismo, mas pessoas que tiveram as suas vidas transformadas por Ele. Quem confia faz-se amigo de Deus. A amizade com Deus só é possível através da mediação de Jesus Cristo e da atuação do Espírito Santo no coração do crente (1 Timóteo 2:5). Veja a seguir oito características particulares dos que confiam em Deus:

1. Quem confia em Deus O ama acima de todas as coisas

Ame o Senhor de todo coração

Quem confia no Senhor tem dentro de si o amor que vem de Deus, é amado e capaz de amar. A confiança pressupõe entrega, companhia e amor. A Bíblia diz que Deus é amor (1 João 4:16). Quem acredita Nele é alcançado pelo Seu amor. Tal como um filho que confia no amor do seu pai, quem confia no Pai celestial corresponde ao Seu infinito amor amando a Ele e ao seu próximo. 

Veja o que significa amar a Deus sobre todas as coisas

2. Quem confia em Deus obedece à Sua Palavra

Quem confia ama e obedece

A Bíblia é um manual de fé e da vida prática para todos os que creem em Deus. Através das Escrituras Deus se revela ao mundo e registra as bases para instrução e conhecimento divino disponíveis para todas as pessoas. Quem confia no Senhor reconhece a importância da Palavra como meio de conhecimento dos Seus atributos e da Sua vontade. Além de conhecer os mandamentos, quem crê também os põe em prática. A obediência é uma maneira de mostrar a confiança no Senhor e nos Seus ensinos. É sinal da confiança de que Ele sabe o que é melhor para a vida do crente.  

3. Quem confia em Deus tem uma fé firme e não se abala

Os que confiam são como monte de sião

Confiar é sinônimo de ter fé. Assim, os que acreditam no Senhor têm uma fé alicerçada em Deus, que é a Sua Rocha inabalável (Salmos 62:2. Ainda que a sua fé não seja grande como uma montanha, considera a grandeza do Seu Deus! O importante não é o tamanho da sua fé, mas em quem ela está posta. Se a sua confiança está firmada no Deus que é maior que todas as coisas, não precisa temer nem se abalar com o que possa acontecer. Entregue-se e confie Nele. 

4. Quem confia no Senhor é equilibrado e não teme o futuro

Não teme o futuro, coração confiante

Deus é o autor da vida, e como tal, somente Ele tem o controle sobre o nosso futuro. Quem confia Nele sabe que está cuidando de todo o dia a dia. Todos os motivos de preocupação e ansiedade são colocados nas mãos do Senhor constantemente. Assim, a preocupação com o dia de amanhã não irá ofuscar o grande presente que é viver o dia de hoje.

5. Quem confia no Senhor é protegido e guardado por Ele

Naum 1-7

Confiar na bondade de Deus é saber que Ele é o alto refúgio e o socorro bem presente em tempos difíceis. O que tem fé em Deus não está isento de passar por aflições nesta vida (João 16:33). Contudo, somos convidados a ter bom ânimo, porque Jesus venceu todas as coisas e com Ele nós também venceremos. Em tempos de tribulação, quem confia em Deus pode contar com a companhia protetora do Senhor.

6. Quem confia no Senhor é abençoado e dá sempre frutos

Bendito o homem cuja confiança está no Senhor

A confiança em Deus torna abençoado ao que crê Nele, pois o Senhor tem prazer em recompensar aqueles que O buscam. Como árvore bem plantada e enraizada em Cristo, não deixa de dar frutos pois a sua essência vem de Deus que o sustenta. Não tem apenas uma aparência saudável, mas o seu interior é constantemente alimentado pelo Senhor. Por isso, os frutos nascem naturalmente porque é Cristo que os produz através de nós (João 15:5).

7. Quem confia em Deus vive em plena alegria

Alegria plena

Outra característica marcante do que confia no Senhor é a alegria. O seu contentamento não depende das circunstâncias que o cercam, mas exclusivamente de Deus. A Bíblia nos exorta a alegrarmos sempre no Senhor (Filipenses 4:4). Jesus Cristo é suficiente para encher o seu coração de alegria, por toda graça e salvação já concedidas. Todo o resto é apenas acréscimo da bondade e providência de Deus. 

8. Quem confia em Deus vive em perfeita paz 

Deus guarda em perfeita paz quem confia

Deus concede a Sua perfeita paz para aqueles que confiam Nele, não em si mesmo (Provérbios 3:5-6). Há segurança e conforto nesta confiança plena que mantém o coração sossegado e sereno. Vivendo na presença de Deus o crente fiel mantém a sua vida firme no propósito do Senhor, confiado em Suas fortes mãos. A paz de Cristo excede todo o entendimento e permite que o cristão ande em caminhos de paz com Deus e com os seus semelhantes.

Confie no Senhor de todo o seu coração e desfrute da alegria, amor, segurança, fé, significado e paz que só encontrará em Deus!