Como foi a travessia do Mar Vermelho?

A travessia do Mar Vermelho foi um milagre que aconteceu quando Deus abriu as águas. Os israelitas atravessaram o leito seco do mar mas os egípcios se afogaram. Depois da travessia do Mar Vermelho, os egípcios não perseguiram os israelitas mais.

A perseguição

Depois das dez pragas, o faraó deixou os israelitas irem embora. Eles saíram triunfantes do Egito, com muitos bens que os egípcios lhes tinham dado. Os israelitas estavam prontos para lutar mas Deus decidiu que ainda era muito cedo. Por isso, eles evitaram os lugares povoados e foram para o deserto (Êxodo 13:17-18). Deus os guiava com uma coluna de nuvem de dia e uma coluna de fogo de noite.

Veja aqui: quais foram as pragas do Egito?

Quando os egípcios viram que os israelitas estavam vagando pelo deserto, eles pensaram que estavam confusos e decidiram persegui-los, para os trazer de volta. O faraó convocou todo o seu exército. Ele alcançou os israelitas quando estavam acampados junto ao mar Vermelho (Êxodo 14:8-9).

Vendo o exército egípcio os israelitas entraram em pânico, pensando que iam morrer, e se queixaram a Moisés (Êxodo 14:10-12). Mas Deus disse para não ter medo. Ele iria usar essa situação para ser glorificado.

A travessia do mar Vermelho

A coluna de nuvem se colocou entre os israelitas e os egípcios, de modo que os egípcios não conseguiram atacar (Êxodo 14:19-20). Seguindo a ordem de Deus, Moisés estendeu sua mão sobre o mar e um vento oriental muito forte soprou a noite toda. As águas do mar se separaram, formando duas paredes, e os israelitas atravessaram em terra seca.

Todos os cavaleiros egípcios saíram em perseguição mas, quando estavam no meio do mar, Deus os pôs em confusão (Êxodo 14:23-25). Os egípcios tentaram fugir, vendo que Deus estava contra eles. Então Moisés estendeu a mão novamente e as águas do mar voltaram para o lugar. Todos os egípcios no mar morreram afogados.

Depois que atravessaram o Mar Vermelho, os israelitas louvaram a Deus por Seu livramento. Os egípcios não os voltaram a perseguir e eles caminharam em segurança pelo deserto.

Descubra aqui: o faraó morreu no Mar Vermelho?

Como o Mar Vermelho se abriu?

A Bíblia diz que o Mar Vermelho se abriu com um vento forte que afastou a água. Existem muitas teorias para explicar isso com fenômenos naturais mas nenhuma explica tudo. A travessia do Mar Vermelho foi um milagre.

Veja também a história de Moisés.

Nada é impossível para Deus (Mateus 19:26). Com ou sem a ajuda de fenômenos naturais, Deus abriu e fechou as águas do Mar Vermelho em exatamente a hora certa. Os israelitas atravessaram em segurança mas os egípcios foram mortos. Não foi coincidência, foi a mão de Deus.