Crente pode comemorar festa junina?

Cada crente tem a liberdade para escolher se vai comemorar festa junina. Dependendo da situação, comemorar festa junina pode ser uma coisa boa ou ruim. A Bíblia não fala sobre festa junina mas tem regras gerais que ajudam a decidir sobre o assunto.

As festas juninas são festas populares que acontecem em junho e julho. Essas festas surgiram para celebrar os santos populares, principalmente S. João, mas incluem também muitas tradições culturais seculares, como danças, brincadeiras e comidas típicas.

A Bíblia não proíbe o crente de participar em festas mas também não obriga. Essa é uma questão de consciência, que cada crente pode decidir de acordo com sua própria situação. Não existe uma regra universal na Bíblia para todo crente em relação à festa junina (Romanos 14:12).

Veja também: crente pode celebrar Réveillon?

Se você tem dúvidas sobre se deve participar ou não, faça algumas perguntas:

  • Como posso dar glória a Deus? A Bíblia diz que devemos dar glória a Deus em tudo que fazemos, até quando comemos! (1 Coríntios 10:31) Quer você participe da festa junina, quer vá para uma festa evangélica ou fique em casa, tente agradar a Deus em tudo que você faz.
  • Promove idolatria? Não é bom participar das coisas que promovem idolatria (1 Coríntios 10:14) mas nem tudo na festa junina promove idolatria. Por isso, se você quer comemorar festa junina, evite as partes que promovem abertamente idolatria.
  • Me sinto tentado a pecar? Se a tentação é muito grande para você na festa junina, não participe. Não se ponha em uma situação onde você sabe que vai pecar (1 Coríntios 10:13).
  • Minha consciência permite? Se você realmente sente que não deve participar, não participe. Fique de bem com sua consciência (Romanos 14:22-23).

Atenção! Participar ou não de festa junina não uma questão fundamental do Cristianismo. Qualquer que seja sua opinião sobre a festa junina, respeite e tente entender outras opiniões. Evite controvérsias inúteis, que causam brigas (2 Timóteo 2:23-24). O crente deve amar e ter paciência com seus irmãos.