O que é o culto racional de Romanos 12:1?

O culto racional é a adoração sincera a Deus, oferecida de boa vontade. Quando obedecemos a Deus de coração, oferecemos culto racional a Ele. Não devemos obedecer só porque sim, sem entendimento nem vontade.

Romanos 12:1 marca uma mudança no assunto do livro. Nos capítulos anteriores, Paulo explica sobre a salvação, nossa relação com Deus e vários outros assuntos espirituais. A partir dessa passagem, o foco passa ser prático: como o cristão deve se comportar. Quando entendemos tudo que Deus é e tudo fez por nós, nossa resposta deve ser uma vida dedicada a Ele.

Culto racional significa adoração consciente, com amor mas também com entendimento. No Antigo Testamento, as regras de adoração centravam muito em ações exteriores e muitas pessoas se esqueciam que nada disso tinha valor sem um coração voltado para Deus (Romanos 9:30-32). No Novo Testamento, a adoração começa no coração, que depois se reflete na vida e nas ações exteriores.

Veja aqui: o que a Bíblia ensina sobre adoração?

O significado de culto racional

Culto significa adoração, veneração, dedicação. Racional se refere à razão, nossa capacidade de raciocinar. Em Romanos 12:1, isso representa nossa mente, nossos pensamentos e nossa vontade. Por isso, culto racional significa adoração que vem de nossa vontade e nosso entendimento.

Existem duas maneiras diferentes de encarar a adoração a Deus. Podemos pensar na adoração como uma exigência de Deus, que precisamos cumprir para ir para o Céu (ou para não sermos punidos). A adoração se torna assim apenas um conjunto de rituais sem significado, que não refletem uma verdadeira mudança de coração. Ou então podemos procurar entender a verdade sobre Jesus e pedir que ele transforme nosso coração. A consequência natural dessa atitude será uma vida de adoração verdadeira a Deus.

A fé não precisa ser cega. A Bíblia nos convida a conhecer mais, para entendermos melhor o grande amor de Deus. A fé com entendimento é mais forte e a compreensão nos ajuda a adorar de maneira mais sincera, vencendo a dúvida.

Veja também: é pecado questionar a Deus?

Mas o culto racional não é apenas entendimento. Culto racional implica ação. Conhecimento sem ação não tem nenhum valor (Tiago 1:22). Conhecendo a verdade, precisamos submeter nossa vida a Deus, obedecendo a Seus mandamentos. Isso é verdadeira adoração. Adorar a Deus com entendimento e sinceridade, através de tudo que fazemos, é nosso culto racional.