Demônios existem? O que são demônios?

Sim, demônios existem e são seres espirituais que servem ao diabo. Os demônios trabalham contra as pessoas, para destruir suas vidas. Demônios têm poder e influência no mundo mas Jesus é mais forte que qualquer demônio.

Na Bíblia, os demônios também são chamados de espíritos imundos ou malignos. Eles são espíritos que se rebelaram contra Deus e trabalham para o diabo. A Bíblia diz que nossa luta não é contra seres humanos mas contra as forças do diabo (Efésios 6:12).

Veja também: o diabo existe?

O que os demônios fazem?

Os demônios servem a satanás, por isso tudo que fazem é ruim. Demônios podem:

  • Enganar – os demônios usam muitas artimanhas e mentiras para desviar as pessoas da verdade de Deus; seu propósito é impedir as pessoas de chegar à salvação – 1 Timóteo 4:1
  • Oprimir – demônios tentam causar o máximo de danos possíveis na vida das pessoas, prendendo-as em uma teia de sofrimento físico, emocional e/ou espiritual (mas atenção: nem todo sofrimento é causado por demônios)
  • Influenciar – os demônios usam sua influência e seus enganos para levar as pessoas a pecar, afastando-as de Deus

Muitas vezes os demônios fingem ser coisas boas, com benefícios para dar. Quem se envolve em idolatria, magia ou outras ações que envolvem invocar espíritos, na verdade estão se abrindo à influência de demônios (Deuteronômio 32:17).

Veja aqui: a Bíblia fala em nomes de demônios?

Os demônios podem controlar as pessoas?

Demônios apenas podem controlar quem deixa. O pecado e o envolvimento em práticas ocultas abrem espaço para a atuação de demônios (1 Coríntios 10:19-20). Mas os demônios não têm poder absoluto sobre ninguém. Cada pessoa é responsável por suas escolhas e, através de Jesus, pode rejeitar a influência dos demônios.

Os demônios trabalham principalmente por subtileza e influência. Mesmo quem é salvo precisa lutar contra a influência das forças do diabo (Tiago 4:7). Jesus nos deu o poder para expulsar demônios e eles não podem resistir à autoridade de Jesus (Marcos 16:17).

Descubra aqui: um crente pode ser possuído por um demônio?

Quando confrontados com uma situação em que demônios estão envolvidos, o melhor é focar em Jesus. A pessoa sofrendo por causa dos demônios precisa ouvir a verdade libertadora sobre Jesus (João 8:32). Depois, se essa for a vontade da pessoa, devemos orar a Deus e mandar os demônios ir embora no nome de Jesus. Não precisamos ter medo – Deus está conosco. No entanto, é sempre melhor chamar um pastor ou líder que tenha maturidade para vir ajudar nessas situações. Expulsar demônios não é brincadeira.

Qual é o destino dos demônios?

Os demônios sabem que seu destino é o inferno, junto com satanás (Mateus 25:41). Quando Jesus voltar, ele derrotará todos os seus inimigos. Nenhum demônio tem mais força que Jesus. Todos receberão o castigo que merecem. A vitória já pertence a Jesus!