Qual é o significado de discernimento espiritual?

Discernimento espiritual significa ter a capacidade de distinguir entre o que é certo ou errado, verdadeiro ou falso na área espiritual. A pessoa que tem discernimento espiritual sabe a diferença entre o que vem de Deus e o que não vem. O discernimento espiritual é um dom de Deus.

Discernimento é a capacidade para compreender o que é bom ou ruim, o que é certo ou errado, o que é sensato ou irresponsável... Quem tem discernimento não cai facilmente em armadilhas, porque consegue ver a intenção por trás de ações e palavras (Provérbios 20:5).

A Bíblia nos ajuda a aumentar nosso discernimento. Quando lemos a Bíblia, aprendemos a verdade e descobrimos o que é a vontade de Deus. Assim, quando analisamos tudo à luz da Bíblia, descobrimos quais ideias ou ensinamentos são verdadeiros e quais são falsos (Salmos 119:130).

O dom de discernimento espiritual

A Bíblia também fala sobre discernimento espiritual, ou discernimento de espíritos. Esse é um dom do Espírito Santo (1 Coríntios 12:10-11). O discernimento espiritual é um tipo de discernimento especial. É a capacidade para entender a influência espiritual que está por trás de alguma coisa.

Em algumas situações não é fácil entender a origem de uma ação. As aparências podem ser enganosas. Mas a pessoa com o dom de discernimento espiritual, através da orientação de Deus, descobrirá a verdade e poderá saber como agir da maneira correta.

Por exemplo, os gritos de uma pessoa podem ter várias origens: êxtase no Espírito Santo, possessão por demônios, grande sofrimento ou dor ou simplesmente o desejo de atrair atenção. Quem tem discernimento espiritual entenderá de onde vêm os gritos e poderá orientar as pessoas sobre como agir.

O discernimento espiritual é um dom muito útil para a igreja, porque ajuda a seguir o caminho correto. Esse dom desmascara mentiras e doutrinas falsas, protegendo as pessoas do perigo. Também ajuda a manter a ordem, para que os fiéis não cometam loucuras (como tentar expulsar demônios de alguém que precisa de ajuda médica, ou vice-versa).

Esse tipo de discernimento vem de uma sabedoria dada por Deus. Além da capacidade de discernimento natural, a pessoa com o dom de discernimento espiritual é guiada por Deus.

Descubra aqui mais sobre os dons do Espírito Santo.

O discernimento do cristão

A Bíblia também fala sobre um discernimento especial que os salvos recebem. Quem tem o Espírito Santo ganha a capacidade para entender realidades espirituais. Sua mente fica aberta para as coisas de Deus (1 Coríntios 2:11-12).

Quem não tem Jesus está espiritualmente “cego”, não conseguindo entender a palavra de Deus. O pecado obscurece o entendimento. Mas, quando recebemos o Espírito Santo, ele abre nossos olhos (1 Coríntios 2:14-16).

O Espírito Santo nos dá acesso a Deus e à Sua mente. Assim, já não vemos as coisas do ponto de vista humano mas da perspetiva de Deus. E essa nova perspetiva nos dá discernimento, para entender o que vem de Deus.