Por que Jesus é o bom pastor?

Jesus é o bom pastor porque ele cuida de nós como um pastor cuida de suas ovelhas. Um bom pastor protege suas ovelhas e cuida delas com carinho. Jesus faz o mesmo com todos que creem e põem sua confiança nele.

Na Bíblia, os líderes políticos e religiosos muitas vezes eram comparados com pastores de ovelhas. A sociedade nos tempos da Bíblia vivia muito à base da agricultura e da criação de gado, por isso entendiam muito bem o trabalho de um pastor. Ovelhas são animais muito dependentes, que precisam da liderança e da proteção de um pastor.

O bom pastor dá sua vida pelas ovelhas

Jesus disse que ele é o bom pastor, que dá sua vida pelas ovelhas. Alguns pastores fogem diante do perigo, em vez de proteger as ovelhas, mas o bom pastor defende suas ovelhas. Da mesma forma, muitos líderes estão somente preocupados consigo mesmos, mas Jesus deu tudo para nos salvar (João 10:11-13). Ele até entregou sua vida por nós!

Em Jesus temos verdadeira proteção. Ele nos livra da condenação do pecado e das artimanhas do inimigo. O ladrão quer nos destruir mas Jesus nos dá vida (João 10:10).

Ao se identificar como o bom pastor, Jesus estava cumprindo as profecias do Antigo Testamento sobre um pastor que iria liderar o povo de Deus. Esse pastor seria diferente dos outros pastores (líderes), que exploravam o povo e não cuidavam dele. O bom pastor, enviado por Deus, iria restaurar seu povo (Ezequiel 34:11-13).

Veja também: o que é um pastor? Qual é a função de um pastor?

As ovelhas conhecem o bom pastor

Jesus também disse que suas ovelhas têm um relacionamento com ele. As ovelhas reconhecem a voz do pastor que cuida delas e o pastor também conhece quais são as suas ovelhas (João 10:14-15). As ovelhas não seguem nenhum impostor porque sua voz é estranha. Elas somente seguem o bom pastor.

Da mesma forma, quem ama Jesus aprende a reconhecer sua voz (João 10:4-5). Quando temos comunhão com Jesus, ficamos mais próximos dele e aprendemos a reconhecer a diferença entre a palavra de Deus e a mentira. A comunhão com Jesus nos ajuda a ficar firmes e nos protege das coisas que nos podem destruir.

Outra consequência da comunhão com Jesus é a comunhão com nossos irmãos na fé. As ovelhas ouvem a voz do bom pastor e seguem-no como um único rebanho (João 10:16). Da mesma forma, Jesus nos une e ensina a viver em comunhão.

Leia aqui mais: o que Deus diz sobre a união?