O que significa jugo desigual?

Jugo desigual significa uma união espiritual errada entre um crente e um descrente. O crente não deve se juntar a outras pessoas para fazer coisas erradas, como adorar ídolos. Jugo desigual não é ter amizade com descrentes mas sim participar de pecados.

Um jugo é uma peça de madeira que une dois bois para trabalharem juntos, arando a terra ou puxando uma carroça. Assim, os dois trabalham em sintonia, partilhando o peso. Um jugo desigual distribui o peso de maneira errada e acontece quando os dois bois são muito diferentes em seu tamanho e suas capacidades.

2 Coríntios 6:14-16, que fala sobre o jugo desigual, mostra as diferenças que tornam o crente incompatível com o pecado do mundo:

  • Justiça vs. Maldade – Jesus veio para justificar, tirando o pecado; agora quem crê em Jesus vive para a justiça, não para a maldade
  • Luz vs. Trevas – o pecado e as mentiras do mundo são trevas mas a verdade de Jesus ilumina a vida do crente
  • Cristo vs. Belial – Belial é outro nome para o diabo, o adversário de Cristo; o crente vive para Cristo e é inimigo do diabo
  • Crente vs. Descrente – o crente crê em Jesus, não o rejeita
  • Templo de Deus vs. Ídolos – quem é crente tem Jesus morando dentro de si, por isso é um templo de Deus; logo não pode adorar outros deuses

Isso mostra as coisas das quais o crente se deve separar: da maldade, do pecado, da mentira, da incredulidade, da idolatria e das coisas do diabo em geral. Evitar um jugo desigual não é se afastar de pessoas descrentes; é se afastar das coisas erradas que fazem, não participar do pecado. O crente não se deve unir com descrentes para fazer coisas erradas.

2 Coríntios 6:17 explica que devemos nos afastar dos descrentes quando podemos nos tornar “impuros”. Isso significa quando sabemos que nos vai levar a pecar. Somos chamados a fazer amizades reais e profundas com descrentes, espalhando o amor de Cristo, mas não podemos concordar com o pecado nem participar dele (João 17:15-18).

Veja aqui: o que Deus diz sobre a união?

Jugo desigual e o casamento

A ilustração do jugo desigual muitas vezes é usada para avisar das dificuldades de um crente casar com um descrente. No casamento, os dois precisam andar juntos, partilhando o peso. A união do casamento não é apenas física; é também espiritual.

Duas pessoas nunca têm exatamente a mesma opinião sobre tudo e, no casamento, é preciso fazer compromissos. Por isso, é muito importante estar de acordo sobre assuntos fundamentais, senão alguém vai ter de comprometer seus valores mais importantes (Amós 3:3). A fé em Jesus e a obediência à Bíblia é um assunto fundamental, porque afeta a vida toda.

Veja também: um cristão pode namorar com uma pessoa não cristã?

No casamento entre um crente e um descrente há um jugo desigual. Em relação à fé, os dois vão puxar para lados diferentes. Por exemplo, mesmo se o cônjuge descrente não se opuser, o cônjuge crente terá de carregar todo o peso de educar os filhos nas coisas de Deus. O casamento entre um crente e um descrente é mais difícil do que parece. Em muitos conflitos de ideias, o lado crente não vai poder fazer compromissos sem comprometer sua fé.