O que a Bíblia diz sobre reencarnação?

A Bíblia diz que só vivemos uma vez, portanto a reencarnação não existe. A reencarnação é incompatível com o ensino da Bíblia.

Reencarnação é o mesmo que ressurreição?

Não. A idéia da reencarnação é que quando uma pessoa morre, o seu espírito volta de novo à terra para habitar noutro corpo, como outra pessoa mas ligada às vidas anteriores. Esse processo repete-se indefinidamente até que o espírito é aperfeiçoado. Algumas religiões, como o hinduísmo, o budismo e o espiritismo, acreditam na reencarnação.

Ressurreição é bem diferente. A Bíblia tem casos de pessoas que estavam mortas mas voltaram à vida no mesmo corpo (1 Reis 17:22; João 11:44). Foram ressuscitados, não reencarnados. Mas normalmente quando fala de ressurreição, quer dizer o dia em que todos que morreram vão acordar para serem julgados (Apocalipse 20:12). Só vão acordar uma vez e não vão ser pessoas diferentes.

João Batista foi a reencarnação de Elias?

Não. Quando Jesus disse que João Batista era o Elias que havia de vir, Ele não disse que era Elias mas que era o Elias, tinha o mesmo papel que Elias (Mateus 11:13-14). O próprio João Batista negou a pés juntos que era Elias (João 1:21). Os judeus acreditavam que Elias ia voltar porque ele não morreu, ele ascendeu ao Céu.

Também a transfiguração não foi uma reencarnação de Moisés e Elias, eles apareceram na sua forma santificada, como sinal da ressurreição que ainda há de vir (Lucas 9:29-31). E quando Jesus fala em nascer de novo a Nicodemos, deixa bem claro que é um nascimento espiritual, não voltar a nascer fisicamente (João 3:4-6).

A Bíblia não deixa lugar para dúvidas: só morremos uma vez (Hebreus 9:27). Além disso, a idéia por trás da reencarnação é que nós podemos nos salvar pelo nosso próprio esforço, ao longo de várias vidas. Mas a Bíblia diz que não há nada que podemos fazer para apagar nosso pecado, mesmo tentando viver da melhor maneira. A salvação é nos dada por Deus de graça e vem pela fé (Romanos 3:21-24).