O que a Bíblia diz sobre religião? O que é religião?

A Bíblia diz que a religião pode ser boa. “A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.” - Tiago 1:27. Só a religião firmada na Bíblia é boa e fiel. No entanto não são as práticas religiosas que salvam uma pessoa mas sim a graça de Deus que atua pela fé (Romanos 3:27-28).

O que é religião?

Religião pode ser resumida como fé em ação.

Quem tem uma religião acredita em algum tipo de força sobrenatural (Deus, deuses, espíritos, etc.), que deve ser adorado. Religião inclui as formas e os rituais de adoração, a doutrina e preceitos éticos. É também a forma como essa crença se manifesta no dia-a-dia da pessoa, é um modo de vida.

De acordo com esta definição, a Bíblia traça os fundamentos de uma religião. Ela diz que há um Deus todo-poderoso, que criou tudo para a Sua glória e que devemos adorá-lo (Salmos 148:5). Também diz o tipo de adoração de que Deus se agrada e a forma como o crente deve viver a sua vida (Miquéias 6:8). A Bíblia não ensina só a ter fé. A Bíblia também não ensina só a viver de maneira correta. Ensina a ter fé e a viver de maneira correta, em conformidade com a fé (Tiago 2:22). Isso é religião.

Veja aqui: todos os caminhos levam a Deus?

Religião é má?

Não, se estiver de acordo com a Bíblia. As religiões que não estiverem de acordo com a Bíblia devem ser rejeitadas. Atenção: religião não é cumprir as regras (ir à igreja, ser batizado, ler a Bíblia) só porque sim. Isso se chama legalismo e era o problema dos fariseus na Bíblia. Também não é achar-se superior e apontar o dedo aos “pecadores”, que não são tão bons como você. Isso é hipocrisia, outro problema dos fariseus. 

Cumprir as regras faz parte mas tem de ser com a atitude correta, em fé e por amor aos mandamentos. Se realmente seguimos Jesus, então nossa religião se mostrará na forma como tratamos e cuidamos dos outros e na nossa integridade (Tiago 1:27; 1 Timóteo 5:4).

Há tantas religiões ditas “cristãs”! Como posso escolher? Qual é certa?

A Bíblia diz que devemos congregar com outros irmãos em adoração a Deus, para crescermos, nos ajudarmos e nos motivarmos. Para isso é preciso encontrar uma igreja. Veja aqui por que é importante ir à igreja.

Com tantas denominações é difícil distinguir o que é bom do que é mau. Se uma igreja está em conformidade com a Bíblia, ensinará que:

  • Deus é todo-poderoso e criou o mundo; Ele nos criou para o Seu louvor (Salmos 148:5).
  • Todo o homem está em pecado e separado de Deus; a consequência é morte física e ir para o Inferno (Romanos 3:23; Romanos 6:23).
  • Porque Deus nos ama, Ele enviou Seu filho Jesus para morrer pelos nossos pecados na cruz; no terceiro dia Ele ressuscitou (Atos dos Apóstolos 2:22-24).
  • Jesus veio como um homem, totalmente homem, mas ao mesmo tempo era totalmente Deus (1 João 2:22; 2 João 1:7).
  • Para ser salvo você deve se arrepender dos seus pecados, crer que Jesus morreu e ressuscitou e confessá-lo como seu senhor e salvador – a salvação vem pela fé; depois você deve ser batizado como prova disso (Romanos 10:9).
  • Quem é salvo recebe o Espírito Santo, que o ajudará a viver uma nova vida, livre do pecado (Atos dos Apóstolos 2:38).
  • Um dia Jesus voltará para buscar os salvos e levá-los para morar no Céu com Ele; também haverá um julgamento e os ímpios serão destruídos junto com o diabo (1 Tessalonicenses 4:16-17; Mateus 25:31).

Há várias igrejas que pregam estes princípios. Dentro delas, denominações diferentes têm opiniões diferentes sobre outros assuntos. Normalmente, se têm estes princípios fundamentais, sua doutrina é sã. Mas é sempre importante analisar tudo à luz da Bíblia e pedir sabedoria a Deus para distinguir o certo do errado (1 Tessalonicenses 5:21; 1 João 4:1).