O que é heresia?

Uma heresia é um ensinamento contrário a uma verdade fundamental da Bíblia. A heresia é o que a Bíblia chama de “doutrina falsa”, um ensinamento errado (1 Timóteo 6:3-5). Ao longo da História surgiram muitas heresias sobre a Bíblia.

No sentido geral, heresia é um ensino que vai contra uma religião estabelecida. A heresia é um desvio do ensinamento dessa religião.

Nem todo o ensino contra a Bíblia é uma heresia. A heresia é apenas aquilo que distorce o ensino da Bíblia. Por exemplo, um ensinamento herético pode concordar com a maioria da Bíblia mas negar que Jesus é Deus (João 10:30-33). Como a verdade que Jesus é Deus é um ensinamento fundamental da Bíblia, negar que Jesus é Deus é heresia.

Veja também: Jesus é Deus?

Não é heresia:

  • Outra religião – religiões diferentes não têm a Bíblia como fundamento, por isso não tentam distorcer o que diz
  • O ensinamento que rejeita a Bíblia – uma heresia afirma se basear na Bíblia
  • Opiniões sobre questões secundárias – nem tudo é um ensino fundamental da Bíblia; por exemplo, acreditar que a terra tem 6000 ou 45 milhões de anos não muda a mensagem da Bíblia

A Bíblia nos avisa sobre pessoas que ensinam mentiras. À primeira vista, a heresia pode parecer boa e correta mas quando estudamos o que a Bíblia diz descobrimos que é um ensino errado. Para não ser enganado por uma heresia, é muito importante conhecer e estudar a Bíblia (Atos dos Apóstolos 17:11).

Veja aqui: como estudar a Bíblia?

A Bíblia é nossa grande autoridade, porque é a Palavra de Deus (2 Timóteo 3:16-17). Toda a doutrina deve ser fundamentada na Bíblia. Qualquer ensino que vai contra a Bíblia é uma mentira e deve ser rejeitada (Gálatas 1:8-9).