As 4 heresias mais perigosas da atualidade

A Bíblia nos alerta a ficar atentos contra heresias, ou “doutrinas falsas”, que podem nos enganar (1 Timóteo 4:1). Para não ser enganado por uma heresia é importante estudar a Bíblia. Algumas das principais heresias da atualidade são:

1. Teologia da Prosperidade

A Teologia da Prosperidade ensina que Deus dá riquezas e sucesso a quem O ama e obedece. Problemas, sofrimento e doenças são sinal que a pessoa está em pecado, porque quem está de bem com Jesus não sofre. Ser crente é um investimento: quanto mais você dá para Deus (ou a igreja), mais bênçãos materiais você vai receber.

Por que é perigosa: A Teologia da Prosperidade se baseia em alguns versículos da Bíblia tirados fora do seu contexto e ignora muitas outras passagens (como o livro todo de e a vida e obra de Jesus). A Bíblia ensina claramente que quem segue Jesus enfrentará muitas aflições (João 16:33; Romanos 8:35-37). Servir a Deus não é uma troca comercial. Jesus não veio para nos dar tesouros materiais; ele veio para dar tesouros espirituais! - Mateus 6:19-21

Leia aqui mais sobre o que é a Teologia da Prosperidade.

2. Marianos

Os Marianos são muito influentes na Igreja Católica. Eles colocam Maria quase ao mesmo nível que Jesus. Os Marianos acreditam que Maria nasceu sem pecado, foi sempre virgem, ressuscitou e subiu ao Céu como Jesus. Para eles, o sofrimento de Maria foi igual ao de Jesus na cruz, por isso ela também levou nossos pecados. Maria intercede por nós junto a Deus.

Por que é perigosa: A Bíblia diz que todos pecaram (Romanos 3:23-24). Maria não foi exceção. Apenas Jesus nunca pecou porque ele é Deus. Também não há razão para acreditar que Maria foi sempre virgem (Mateus 13:55-56), nem que subiu viva ao Céu. Apenas Jesus levou os nossos pecados, apenas ele nos salva e apenas ele intercede por nós (Atos dos Apóstolos 4:12; 1 Timóteo 2:5-6). O que a história de Maria realmente nos ensina é que Jesus pode morar dentro de pessoas normais, como você e eu.

Descubra aqui: como surgiu a adoração a Maria?

Veja também: é bíblico adorar Maria e os santos?

3. Testemunhas de Jeová

As Testemunhas de Jeová negam que Jesus é Deus. Para eles, Jesus é a primeira criação de Deus. Não acreditam que Jesus ressuscitou com um corpo físico. Também ensinam que apenas 144 mil pessoas vão morar no Céu; todos os outros crentes vão morar na terra.

Por que é perigosa: As Testemunhas de Jeová ignoram ou distorcem todas as passagens da Bíblia que ensinam claramente que Jesus é Deus, como Isaías 9:6 e Tito 2:13. A divindade de Jesus é uma verdade fundamental da Bíblia, que não pode ser negada (João 8:24). A Bíblia diz que Jesus ressuscitou com um corpo físico e não diz exatamente quantas pessoas irão para o Céu.

Veja aqui: quem são as Testemunhas de Jeová? Em que acreditam?

4. Adventistas do Sétimo Dia

Os Adventistas do Sétimo Dia acreditam na Bíblia e nas palavras de uma senhora chamada Ellen G. White. Segundo os Adventistas, ainda é preciso obedecer a certas regras cerimoniais do Antigo Testamento, como guardar fielmente o sábado, porque descansar no domingo é errado e evitar alimentos "impuros".

Descubra aqui: cristãos devem guardar o sábado?

Por que é perigosa: Os escritos de Ellen G. White não têm a mesma autoridade que a Bíblia, que é a Palavra de Deus. Muitos ensinamentos e profecias dela estavam errados. Em Jesus, as leis cerimoniais do Antigo Testamento foram cumpridas totalmente (Hebreus 10:8-10). Regras exteriores não se aplicam mais aos cristãos. Vivemos pela graça de Deus, que perdoa nossos pecados e muda nosso interior (Efésios 2:8-9). Ninguém deve ser julgado pelo dia em que descansa, seja sábado, seja domingo (Colossenses 2:16-17)