Quais as principais heresias da História?

Desde o tempo dos apóstolos, a igreja tem enfrentado muitas heresias. Uma heresia é o que a Bíblia chama de “doutrina falsa” (1 Timóteo 1:3). Uma heresia é um ensinamento errado, que é contrário à verdade da Bíblia.

Veja aqui: o que é heresia?

Muitas das principais heresias da História partilham crenças em comum. Por isso, em vez de descrever cada heresia, vamos ver os principais erros ensinados pelas grandes heresias da História.

Heresias sobre Deus

  • Negação da Trindade – negam que Deus é três em um; rejeitam Jesus e o Espírito Santo como partes de Deus (Arianismo, Testemunhas de Jeová)
  • Dois Deuses – Existe um Deus mau, do Velho Testamento, que criou o mundo físico, e um Deus bom, do Novo Testamento, que enviou Jesus (Gnosticismo)

A Bíblia ensina que existe apenas um Deus, que criou tudo que existe (Isaías 40:28). Deus tem três “partes”: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Leia aqui: o que é a Trindade?

Heresias sobre Jesus

  • Negação de sua divindade – não aceitam que Jesus é Deus; alguns grupos sugerem que Jesus era apenas um homem tão bom que foi adotado como “Filho de Deus”; outros sugerem que ele foi a primeira criação de Deus (Adocionismo, Arianismo, Ebionitas, Testemunhas de Jeová)
  • Negação de sua humanidade – Jesus apenas aparentava ser humano; Jesus era apenas espírito, sua aparência física era apenas uma ilusão; ele não morreu realmente na cruz (Gnosticismo)

A Bíblia ensina que Jesus é Deus e homem ao mesmo tempo. Ele foi a manifestação de Deus na terra (Filipenses 2:5-8). Ele teve um corpo físico e morreu na cruz mas ressuscitou e agora está no Céu.

Veja também: Jesus é Deus?

Heresias sobre o diabo

  • É um deus – sugerem que o diabo é um deus mau, oposto a Deus mas igualmente forte (alguns grupos Gnósticos)
  • É bom – alguns grupos ensinam que o diabo trabalha para Deus, procurando fazer sua vontade; outros sugerem que o diabo quer nosso bem (outros grupos Gnósticos)

A Bíblia ensina que o diabo foi criado por Deus mas se rebelou contra Ele. O diabo não quer nosso bem, ele quer nos destruir (João 10:10).

Descubra aqui: o diabo existe?

Heresias sobre a natureza humana

  • Não nascemos com pecado – cada pessoa nasce sem pecado e é possível viver sem nunca cometer pecado (Pelagianismo)
  • Só o espírito é importante – nosso espírito é todo bom mas nosso corpo é todo ruim; a salvação é ficar liberto do corpo físico (Gnosticismo)

A Bíblia ensina que somos pecadores por natureza. Todos pecaram, exceto Jesus. (Romanos 3:23-24) Deus criou nosso corpo, por isso não é todo ruim, mas sofre com as consequências do pecado.

Heresias sobre a salvação

  • Por boas obras – quem vive de maneira correta pode “merecer” a salvação, não precisando de Jesus (Pelagianismo)
  • Por obedecer a todas as regras – precisamos obedecer a todas as regras do Antigo Testamento; a Lei de Moisés continua válida (Ebionitas)
  • Por outros intercessores ou outros cristos – não precisamos apenas de Jesus para ter acesso a Deus, precisamos de outras pessoas (normalmente pessoas muito boas ou os líderes das heresias); essas pessoas têm quase o mesmo estatuto que Jesus (movimento Rastafari, Marianos)
  • Podemos continuar pecando – quem é salvo não precisa obedecer a nenhuma regra da Bíblia, nem mesmo as regras morais (Antinomianismo)

A Bíblia ensina que só podemos ser salvos através da fé em Jesus (Efésios 2:8-9). Ninguém mais pode nos salvar. Nossas boas ações não “compensam” o pecado. Apenas o sacrifício de Jesus pode pagar o preço do pecado. Agora não precisamos mais oferecer sacrifícios nem observar rituais complicados, como no Velho Testamento, mas continuar no pecado é ofender a Deus e desprezar o sacrifício de Jesus.