O que é sacramento?

Sacramento é um ritual cristão sagrado com um significado importante. A palavra sacramento não aparece na Bíblia mas cada sacramento tem base bíblica. Algumas denominações chamam os sacramentos de ordenanças, ou mistérios.

Sacramento vem do latim sacramentum e significa ritual sagrado. Os sacramentos são símbolos, atos que representam realidades espirituais. Algumas denominações preferem a palavra “ordenança”, que significa um ritual instituído por Jesus (uma ordem dada por Jesus). Outros grupos usam a palavra “mistério”, que significa uma realidade que foi revelada por Jesus (o ritual representa essa realidade).

A maioria das igrejas protestantes aceita dois sacramentos: o batismo e a Santa Ceia. Esses dois rituais foram instituídos por Jesus e praticados pela igreja desde o início.

Veja aqui o que a Bíblia diz sobre o batismo e qual o significado da Santa Ceia.

A Igreja Católica tem mais sacramentos:

  • Confirmação – ou crisma; quando a pessoa confirma sua decisão de seguir Jesus – Romanos 10:9-10
  • Penitência – ou confissão; quando a pessoa confessa seus pecados e pede perdão a Deus
  • Unção – ungir os doentes para que fiquem curados – Tiago 5:14-15
  • Ordem – a ordenação de líderes na igreja
  • Casamento – a união de um homem com uma mulher perante Deus

As igrejas protestantes normalmente não aceitam esses rituais como sacramentos porque não foram ordenados por Jesus como um ritual a ser seguido. Esses atos têm base bíblica mas não são considerados rituais, tal como ajudar os pobres e cuidar da família são regras mas não rituais.

No caso do casamento, algumas igrejas protestantes consideram que é um sacramento mas outros acham que não. O ritual de casamento é sagrado e tem significado muito importante, mas não é praticado apenas por cristãos. O casamento existe em praticamente todas as culturas e religiões. Por outro lado, o casamento cristão representa a união espiritual do casal e seu compromisso com Deus. Nesse sentido, o casamento cristão poderá ser considerado um sacramento.