O que significa: eu sou o alfa e o ômega?

“Eu sou o alfa e o ômega” significa que Deus é eterno, o princípio e o fim de tudo (Apocalipse 1:8). Alfa e ômega são letras gregas. Essa expressão indica que Deus está no controle de tudo e vive para sempre.

O significado de alfa e ômega

Alfa é a primeira letra do alfabeto grego. Ômega é a última letra. Em português, o equivalente à expressão “eu sou o alfa e o ômega” seria “eu sou o A e o Z”. O alfa e o ômega representam o início e o fim. Jesus disse que é o alfa e o ômega porque ele é o Deus eterno, o início e o fim de todas as coisas (Apocalipse 22:12-13).

Veja aqui: Jesus é Deus?

Deus, o alfa e ômega

Deus é eterno. Ele sempre existiu e sempre vai existir. Ele não muda e não existe outro Deus além dele (Isaías 44:6). Deus criou tudo que existe e determina quando tudo começa e acaba. Tudo está em Suas mãos. Ele está no início e no fim de tudo; Ele é o alfa e o ômega de tudo.

Toda a vida começa e acaba em Deus. Ele nos dá a vida e nos forma com amor e cuidado (Salmos 139:13-14). Ele também determina quanto tempo de vida temos e a hora de nossa morte. No fim da vida teremos de prestar contas a Deus por tudo que fizemos.

Veja também: o que é o livre-arbítrio?

Deus deve estar em primeiro lugar em nossas vidas, porque Ele nos dá a vida e nos ama. Ele é o único que merece nossa adoração. Deus também tem a última palavra sobre tudo que acontece no mundo. Nós temos liberdade para fazer escolhas mas Deus usa tudo que fazemos para cumprir Seus propósitos. No fim, os planos de Deus sempre se cumprem (Provérbios 19:21).