Onde fica o jardim do Éden?

Ninguém conhece a localização exata do jardim do Éden. Depois que Deus expulsou Adão e Eva do jardim do Éden, nenhum homem voltou a entrar lá. O jardim do Éden provavelmente foi destruído.

Gênesis 2:10-14 é a única passagem da Bíblia que dá alguma indicação da localização do Éden. Havia um rio no Éden que irrigava o jardim. Esse rio se dividia em quatro: o Pisom, o Giom, o Tigre e o Eufrates. Os rios ficavam nas terras de Havilá, Cuxe e Assíria. Hoje em dia, muitos desses lugares têm nomes diferentes.

Os rios Tigre e Eufrates ficam na Mesopotâmia, o lugar onde se acredita que a civilização começou. Hoje em dia, o Tigre e o Eufrates atravessam o Iraque, a Síria e a Turquia. Não se conhece a localização dos rios Pisom e Giom.

O Pisom atravessava a região de Havilá, que provavelmente ficava entre o Iraque e o Egito. Ismael, filho de Abraão, morou em Havilá (Gênesis 25:17-18). Seus descendentes se instalaram na península arábica, onde agora ficam a Arábia Saudita e alguns outros países mais pequenos.

O rio Giom atravessava a terra de Cuxe. A região conhecida como Cuxe na Bíblia provavelmente corresponde ao atual Sudão (e o Sudão do Sul). Poderá também ter alguma ligação com a Etiópia.

Assim, a localização desses quatro rios pode englobar toda a área da Mesopotâmia, da península arábica e parte do Nordeste da África. Essa região é exatamente onde os cientistas acreditam que a humanidade nasceu!

Veja aqui: segundo a Bíblia quantos anos tem a humanidade?

Podemos encontrar o jardim do Éden atualmente?

Não é possível encontrar o jardim do Éden atualmente. O jardim do Éden ficou perdido quando Deus expulsou Adão e Eva (Gênesis 3:23-24). A Bíblia não diz o que aconteceu com o Éden depois que Deus proibiu o acesso ao jardim. Se o Éden ainda existia no tempo de Noé, provavelmente foi destruído no dilúvio.

A localização dos quatro rios é complicada. Atualmente, o Tigre e o Eufrates não estão ligados a dois outros grandes rios por um rio principal, atravessando todos os territórios mencionados na Bíblia. Mas o aspeto da terra e o curso dos rios mudam com o tempo. Acontecimentos como o dilúvio podem ter alterado drasticamente a paisagem. Por isso, é muito difícil encontrar a localização exata do jardim do Éden.

Veja também: quem foi a esposa de Caim?

Mas a Bíblia nos promete um novo Éden, na presença de Deus. No Céu tudo será restaurado e voltaremos a desfrutar de um mundo perfeito, cheio de paz e alegria (Apocalipse 22:1-4). Poderemos nunca encontrar a localização do antigo jardim do Éden mas Deus tem algo muito melhor preparado para nós na eternidade!