O ósculo santo era um beijo dado como saudação no tempo do Novo Testamento. Ósculo é uma palavra arcaica para beijo. O ósculo santo significa cumprimentar os irmãos da igreja.
Em traduções da Bíblia com linguagem mais antiga, aparece algumas vezes a expressão “ósculo santo”. Em cinco cartas do Novo Testamento, aparece o pedido para “saudar os irmãos com beijo santo”:
Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam.
- Romanos 16:16 ACF
Todos os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.
- 1 Coríntios 16:20 ACF
Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.
- 2 Coríntios 13:12 ACF
Saudai a todos os irmãos com ósculo santo.
- 1 Tessalonicenses 5:26 ACF
Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus. Amém.
- 1 Pedro 5:14 ACF
Em todos esses casos, o “ósculo santo” aparece no fim da carta, junto com as saudações a várias pessoas, alguns pedidos pessoais e advertências finais.
Nos tempos da Bíblia, o beijo era uma saudação comum entre amigos chegados (Êxodo 4:27). No Brasil, seria como um abraço ou o beijo na face dado entre mulheres ou entre homens e mulheres. Pessoas chegadas davam um beijo para dizer olá ou adeus. Nas suas cartas, Paulo e Pedro estavam pedindo aos irmãos para se cumprimentarem como amigos.
A lembrança de saudar com “ósculo santo” poderá ser uma forma de dizer “sejam amigos e não se esqueçam das boas maneiras”. Também poderá ter sido uma forma de dizer “mandem um oi da nossa parte para o pessoal aí”.
O beijo deveria ser “santo” porque era um beijo puro, sem maldade nem segundas intenções. Esse tipo de beijo não era para provocar desejos impuros, mas simplesmente para cumprimentar.
Veja também: beijar na boca é pecado?
Saudar com ósculo santo é um mandamento?
Não, não é obrigatório beijar toda a gente na igreja! Em algumas situações isso poderá até escandalizar muita gente (como homem beijando homem) e a Bíblia diz que não devemos escandalizar as pessoas (Romanos 14:16).
A regra que o “ósculo santo” nos mostra é muito mais profunda e impactante. Devemos ser amigos. Isso significa que não podemos ignorar nossos irmãos, mas cada um deve fazer todos se sentirem bem-vindos e amados (1 João 4:7). Cumprimentar é o primeiro passo para abrir uma conversa e fazer amizade.
Veja aqui: o que a Bíblia diz sobre a amizade?
Deus não está preocupado com tecnicalidades, como beijar na face ou apertar a mão. Ele está preocupado com o amor e a inclusão na igreja! Quem não ama seu irmão na fé, não ama a Deus (1 João 4:20-21).