Grão de mostarda: explicação e lições da parábola de Jesus

A parábola do grão de mostarda, apesar de ser uma das menores parábolas, é muito popular. Este ensinamento de Jesus pode ser encontrado em Mateus 13:31-32, Marcos 4:30-32 e Lucas 13:18-19.

Ainda pequena, esta parábola nos traz um grande ensinamento sobre a fé e o Reino de Deus. Para entendermos a parábola, devemos anteriormente saber o que é um grão de mostarda.

A semente de mostarda é extremamente pequena, tem cerca de 1,5 milímetros de diâmetro. Mas apesar do seu tamanho, após germinar, seu tamanho pode alcançar até de 3 metros de altura.

Mostarda
Grãos de mostarda

O Reino de Deus é como um grão de mostarda

Nesta pequena parábola, Jesus compara o Reino de Deus à semente de mostarda. Apesar de pequena, depois de semeada, ela se torna numa grande árvore e abriga os ninhos dos pássaros.

Quando Jesus comparou o reino de Deus ao grão de mostarda, Ele não estava relacionando o tamanho da semente ao tamanho do Reino de Deus, mas ilustrava o poder de crescimento da Palavra do Reino dos Céus. Mesmo em uma pequena dose, a Palavra do Evangelho tem o poder de crescer, multiplicar seu tamanho, ao ponto de abrigar a todos que procuram por abrigo.

Essa ilustração do Reino de Deus, seu poder, crescimento e acolhimento vai ao encontro da palavra liberada no Antigo Testamento:

"No monte alto de Israel, o plantarei; ele produzirá ramos, dará frutos e se tornará um cedro excelente. Debaixo dele, viverão pássaros de todo tipo; à sombra dos seus ramos se aninharão aves de toda espécie."

- Ezequiel 17:23

O Evangelho é eficaz e uma vez liberado, i.é, semeado, é capaz de crescer e acolher, gerando um ambiente rico em vida.

Podemos reconhecer nessa ilustração o próprio Evangelho anunciado por Jesus, onde se iniciou de forma simples e com os humildes. Ele teve pescadores como discípulos (Mateus 4:18-22) e entrou em Jerusalém montado num jumentinho (Mateus 21:5). Mas, apesar da simplicidade, o Evangelho se espalhou pelos quatro cantos da terra e até hoje gera muitos frutos, filhos e filhas de Deus!

Lições da parábola: ter a fé como um grão de mostarda

Uma das primeiras lições que aprendemos é sobre o imenso potencial do Reino de Deus, implantado por Cristo em nós. Com essa parábola também aprendemos a não desprezar as coisas humildes e pequenas. Jesus nos ensinou que se tivermos confiança em Deus, mesmo sendo uma fé pequenina, comparada ao tamanho de um grão de mostarda, conseguiríamos fazer coisas grandes e difíceis, como perdoar.

Na passagem de Lucas 17:5-6, os apóstolos pedem a Jesus que aumente a sua fé. Eles não se achavam capazes de perdoar como Jesus ensinava, pois tinham uma fé minúscula. Mas Jesus foi categórico:

Ao que o Senhor respondeu:
— Se vocês tivessem fé como um grão de mostarda, diriam a esta amoreira: "Arranque-se e transplante-se no mar." E ela obedeceria.

- Lucas 17:6

O Apóstolo Paulo nos ensina que "a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos" (Hebreus 11:1) e "sem fé é impossível agradar a Deus". Ainda que pequena, a fé tem que ser baseada na certeza de Deus, e por isso a fé é fundamentada, Nele, não em nós. O Senhor pode mover o impossível! Essa convicção se dá em nós quanto mais lemos e ouvimos a Palavra de Deus:

E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo.

- Romanos 10:17

Em Mateus 17, os discípulos tentavam expulsar um demônio de um homem sem sucesso e Jesus interveio. Em particular, os discípulos perguntaram a Jesus o porquê de não conseguirem expulsar o demônio. Jesus falou da pouca fé que eles tinham, comparativamente, seria menor que um grão de mostarda:

Jesus respondeu:
— Por causa da pequenez da fé que vocês têm. Pois em verdade lhes digo que, se tiverem fé como um grão de mostarda, dirão a este monte: "Mude-se daqui para lá", e ele se mudará. Nada lhes será impossível

- Mateus 17:20

Desta maneira, podemos entender o real poder da fé e sua eficácia. Se a nossa fé for do tamanho de um grão de mostarda, já será o suficiente para realizar coisas grandes em nossas vidas. O mais importante não é o tamanho da fé, mas sim o alvo da fé. Se for Deus, Ele é poderoso para fazer infinitamente mais!

Por isso, devemos perseguir com todas as forças, crescer na fé, para viver de modo a agradável a Deus e realizar grandes coisas, para Sua glória, em nome de Jesus:

Em verdade, em verdade lhes digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.
E tudo o que vocês pedirem em meu nome, isso farei,a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.
Se me pedirem alguma coisa em meu nome, eu o farei.

- João 14:12-14

Veja mais: