O que é uma parábola?

Uma parábola é uma história contada para explicar uma verdade complexa. Jesus contava parábolas para ensinar o evangelho aos seus discípulos. Uma parábola não narra coisas que realmente aconteceram; são histórias inventadas mas que revelam verdades profundas.

Alguns conceitos são difíceis de explicar, porque são abstratos. Mas dentro de uma história, um conceito tem uma aplicação prática e se torna mais fácil de entender. Parábolas são pequenas histórias que explicam um conceito, usando exemplos do dia a dia.

Veja aqui: o que Jesus nos ensinou?

Jesus usou parábolas para explicar temas complicados como:

  • A salvação – na parábola do semeador (Lucas 8:4-8)
  • O Reino dos Céus – na parábola do grão de mostarda (Marcos 4:30-32)
  • O perdão de Deus – na parábola do filho pródigo (Lucas 15:11-31)
  • O amor ao próximo – na parábola do bom samaritano (Lucas 10:30-37)
  • O Juízo Final – na parábola do trigo e do joio (Mateus 13:24-30)

No tempo de Jesus era comum usar parábolas para ensinar. Uma parábola é fácil de lembrar e usa linguagem que as pessoas entendem. Como muitos dos discípulos de Jesus trabalhavam no campo, ele usava o trabalho agrícola como exemplo em suas parábolas.

Veja também: por que Jesus falava por parábolas?

Jesus muitas vezes respondia com parábolas a perguntas que as pessoas lhe faziam. Ele contava parábolas às multidões curiosas e explicava seu significado depois aos seus discípulos (Marcos 4:33-34). Quando lemos uma parábola de Jesus na Bíblia, normalmente vem com a explicação junto. É importante ver o contexto em que Jesus contou a parábola para entender seu significado.