O que é perdoar? O que significa realmente?

Perdoar significa cancelar, remir, absolver, deixar para trás, conceder gratuitamente. Quando não guardamos nenhum ressentimento, significa que perdoamos! Perdoar não é um sentimento, trata-se de uma decisão, mas também um posicionamento de fé!

Perdão e Arrependimento

Em Atos dos Apóstolos 8:22 observamos que, antes que o perdão de Deus seja dado, há que se levar em consideração que o arrependimento e mudança do pensamento fazem parte do processo.

O desafio para nós, cristãos, é lembrar que assim como o Senhor perdoou nossa ofensas pelo sacrifício de Jesus, nós devemos perdoar a quem nos tem ofendido.

Pode haver situações em que a pessoa não deseja se arrepender mas, temos que perdoar da mesma maneira e podemos lembrar o que Jesus nos diz em Lucas 17:3-4. Precisamos nos lembrar que nós somos pecadores e precisamos do perdão do Senhor (Romanos 3:23).

Como cristãos, lembramos que o Senhor já pagou, perdoou, a dívida e isso nos faz relembrar que, se o Senhor nos perdoou de tal maneira, nós podemos também perdoar aqueles que procedem mal conosco (Efésios 4:32).

A empatia tem grande fator nesta situação, pois, em primeiro lugar, somos todos imperfeitos (Tiago 3:2) e, segundo, quando são os outros que nos perdoam, isso nos faz sentir bem, logo devemos perdoar os outros também (Mateus 7:12).

Descubra mais sobre o que é o perdão

Perdoar não é

Perdoar não é deixar os outros se aproveitarem de nós. Uma situação muito comum é quando envolve dinheiro. Vamos supor que você empresta um valor a um amigo, mas ele, por algum motivo, não consegue te pagar. Ele pede desculpa, se arrepende, conta a situação… Você pode decidir perdoar esse amigo. Ao perdoá-lo, você está afirmando que não vai guardar nenhum tipo de mágoa ou rancor, ressentimentos. Até mesmo você pode decidir perdoar toda a divida desse amigo. Mas, pode ser que, futuramente, você não empreste mais dinheiro a esse amigo (Salmos 37:21; Provérbios 14:15; Provérbios 22:3; Gálatas 6:7).

Perdoar também não é fingir que não aconteceu nada. Quando olhamos para a vida de Davi, na Bíblia, podemos constatar alguns pecados dele, mas também vemos que o Senhor perdoou os seus pecados, mas não o livrou das consequências e podemos observar isso em 2 Samuel 12:9-13.

Porque o perdão está ligado a misericórdia e não pode e não deve ser trocado por tolerância. Nosso Deus perdoa aquele que se arrepende verdadeiramente, mas o Senhor não tolera iniquidade.Pedir perdão vai muito além de um pedido de desculpa!

Verdades sobre perdoar

Existem alguns mitos sobre o perdão. O mais comum, provavelmente, é quando falamos que a pessoa não merece nosso perdão, porque nos machucou muito, mas, isso não é verdade (Efésios 4:32).

Outra coisa que não é verdade sobre perdoar é, quando dizemos que não podemos perdoar de novo, porque já perdoamos tantas vezes. Vamos lembrar que o perdão é algo que sempre tem que ocorrer, (Mateus 18:21-22) entretanto, podemos sim, pensar em maneiras para evitar outras situações em que a pessoa me magoe novamente.

Quando afirmamos que não podemos perdoar só "porque não podemos", também não é verdade! O ato de perdoar é uma decisão, não sentimento.

Quando perdoamos alguém, não precisamos, necessariamente, contar a ela que perdoamos. Trata-se de algo pessoal, pois a pessoa toma decisão de perdoar o outro.

Por fim, outro pensamento que pode surgir é, quando não esquecemos o ato, mas perdoamos. Sabemos que quando existem coisas que são duras, que machucam a gente, dificilmente esquecemos. Mas, isso não pode se tornar uma amargura. As vezes pode ser bom lembrar de alguma situação, mas que seja para nos lembrar de estar atentos (1 Coríntios 10:12).

Talvez o ponto mais alto deste assunto é relembrar que perdoar alguém não é um sentimento, é uma decisão!

A natureza humana, por si só, certamente vai se apegar aos sentimentos de vingança, ódio, por isso a importância da ajuda de Deus (Levítico 19:18; 1 Coríntios 13:4-5). A verdade sobre perdoar é, de fato, pedir ajuda ao Senhor para conseguir fazê-lo.

Vamos sempre buscar e estar próximo do Senhor, pois Nele encontramos o que precisamos e, muito mais (Salmos 86:5).

Saiba mais como posso perdoar