O que significa remissão?

A palavra remissão significa perdão. A remissão dos pecados significa o perdão da dívida, o perdão dos pecados.

Dentro do mundo do direito, a palavra remissão significa que o devedor tem sua dívida perdoada. Como está escrito em Romanos 6:23 "o salário do pecado é a morte" e como pecadores tínhamos esta dívida de sangue.

Quando Jesus se entregou na cruz por causa dos nossos pecados, Ele nos redimiu, pagou nossa dívida. Fomos redimidos, ou simplesmente perdoados (Efésios 1:7, Colossenses 1:13-14 e 1 João 1:9). Em algumas traduções bíblicas a palavra 'remissão' é substituída pela palavra 'perdão', mas ambas têm o mesmo sentido.

Saiba: O que a Bíblia ensina sobre perdão? Qual é a importância do perdão?

Havia remissão dos pecados antes de Jesus?

Antes de Jesus, os pecados eram perdoados com base na lei que Deus deu a Moisés (Levítico 4). A remissão dos pecados era alcançada através de uma oferta de sacrifício: a vida de um animal.

O animal era sacrificado pelo sacerdote, assim realizando a expiação dos pecados da pessoa que ofereceu (Levítico 4:20). Este tipo de sacrifício era imperfeito, pois a todo momento era necessário novas ofertas de sacrifício devido ao pecado (Hebreus 10:1-2).

Diante disto, Deus entregou o seu único Filho para a propiciação dos nossos pecados como sacrifício perfeito (Hebreus 9:15 e João 3:16). Depois do sacrifício de Jesus na cruz já não é mais necessário sacrifícios de animais, pois o sangue de Jesus nos purificou de todo o pecado (Hebreus 9:13-14).

Veja: O que é o Plano da Salvação?

Perdoando e sendo perdoado

Em Cristo fomos redimidos e recebemos perdão das nossas dívidas (Colossenses 2:13-15). Assim como recebemos a remissão dos nossos pecados em Cristo, devemos perdoar o próximo assim como fomos perdoados (Colossenses 3:13).

Veja: Como posso perdoar?

Ao aceitarmos a Cristo, reconhecemos que o seu sacrifício de sangue nos purificou de todo pecado e fazemos parte do seu corpo (1 João 1:7 e Tito 2:14). Como Filhos de Deus devemos anunciar o seu sacrifício que nos redimiu (Isaías 53:5) e declarar a remissão que recebemos em boas obras (Mateus 5:16 e Efésios 2:10).