Quebrar promessa é pecado?

Sim, quebrar promessa é pecado porque uma promessa é uma coisa séria. É melhor não fazer promessa que fazer e não cumprir (Deuteronômio 23:21-23). Mas Deus sempre perdoa quem se arrepende.

O que a Bíblia diz sobre quebrar promessa?

A Bíblia ensina que é melhor não prometer que não cumprir. Uma promessa não deve ser feita em qualquer situação, porque gera muitas obrigações. Se você fizer muitas promessas, não vai conseguir cumprir todas. Simplesmente cumpra o que você diz, sem fazer promessas (Mateus 5:34-37).

Fazer promessas à toa e não cumprir zanga a Deus, porque é uma falta de respeito para com Ele e a pessoa a quem foi feita a promessa. Uma promessa é um compromisso sagrado e deve ser cumprido (Eclesiastes 5:4-7). Com Deus não se brinca.

Veja aqui mais sobre o que a Bíblia diz sobre fazer promessas.

Deus perdoa quem quebra promessa?

Sim, Deus perdoa quem quebra promessa mas se arrepende (1 João 1:9). Algumas promessas são insensatas e o seu cumprimento pode causar muitos problemas. Fazer uma promessa assim é errado. Deus não quer seu sofrimento. Se você fez uma promessa insensata, que não pode cumprir, peça perdão a Deus. Se você fez a promessa a mais alguém, peça perdão a essa pessoa também. Da próxima vez, pense duas vezes antes de fazer uma promessa.

Veja também: como posso saber se Deus me perdoou?

Qual é a importância de uma promessa?

Uma promessa é uma garantia séria que alguém vai fazer ou deixar de fazer algo. É um compromisso sagrado perante Deus e os homens. A honra a reputação da pessoa dependem do cumprimento da promessa.

Quando alguém não cumpre uma promessa, perde a reputação e a confiança das pessoas. Na Bíblia, algumas pessoas que fizeram promessas também acrescentaram uma maldição se não cumprissem a promessa. Uma promessa é uma declaração especial e importante, não deve ser feita à toa.