A Bíblia diz que fazer uma promessa é uma coisa muito séria. Devemos tomar muito cuidado antes de fazer uma promessa. Fazer promessas não é uma forma de negócio comercial com Deus.
A Bíblia nos aconselha a evitar fazer promessas e juramentos (Mateus 5:34-37). Fazer uma promessa não é brincadeira! Quem promete e não cumpre está sendo desonesto e pode zangar e perder a confiança da pessoa a quem fez a promessa. Uma promessa não cumprida pode destruir a reputação. É melhor não prometer que prometer e não cumprir (Eclesiastes 5:4-5).
Quando alguém faz uma promessa a Deus, isso não significa que Deus vai fazer o que ela quer, mesmo sendo errado. Uma promessa não é um feitiço. Deus não pode ser manipulado.
Querer negociar com Deus através de promessas é como tentar subornar um milionário com dois reais. Deus não precisa de promessas e sacrifícios. Ele nos ajuda porque nos ama, não para ganho pessoal. A única boa razão para fazer uma promessa a Deus é para mostrar gratidão (Salmos 116:17-18).
Promessas erradas
A Bíblia tem vários exemplos de pessoas que fizeram promessas. Algumas pessoas fizeram promessas boas, como Ana, que dedicou seu filho a Deus (1 Samuel 1:11). Mas outras pessoas fizeram promessas insensatas, como Jefté, que acabou sacrificando sua filha para cumprir uma promessa (Juízes 11:30-31).
Algumas promessas podem trazer mais problemas que bênção. É importante refletir antes de fazer uma promessa. Evite promessas sobre:
- Coisas além de seu alcance – como prometer correr uma maratona quando você sabe que seus joelhos são fracos ou prometer doar mais dinheiro do que você tem
- Sentimentos – você não pode controlar quando você vai se sentir triste ou zangado ou vai se apaixonar; só pode controlar como vai reagir perante esses sentimentos
- Sacrifícios físicos – estragar os joelhos dando voltas à igreja ou ficar triste por não comer mais carne não são coisas que agradam a Deus; também não é aconselhável fazer promessas sobre a duração do jejum
- Coisas que outros terão de cumprir – você não pode obrigar ninguém a cumprir um voto que você fez por eles
Leia aqui: quebrar promessa é pecado?
Fez uma promessa que não consegue cumprir: o que a Bíblia diz?
Peça perdão a Deus por ter feito uma promessa insensata. Deus perdoa quem se arrepende e liberta da obrigação. Isso não significa que você pode ficar fazendo muitas promessas para depois pedir perdão a Deus, sem responsabilidade. Você precisa reconhecer que fazer uma promessa e não cumprir é errado. Da próxima vez, pense antes de prometer.
Veja também: como fazer um propósito com Deus.