O que a Bíblia diz sobre fazer promessas?

A Bíblia diz que fazer uma promessa é uma coisa muito séria. Devemos tomar muito cuidado antes de fazer uma promessa. Fazer promessas não é uma forma de negócio comercial com Deus.

A Bíblia nos aconselha a evitar fazer promessas e juramentos (Mateus 5:34-37). Fazer uma promessa não é brincadeira! Quem promete e não cumpre está sendo desonesto e pode zangar e perder a confiança da pessoa a quem fez a promessa. Uma promessa não cumprida pode destruir a reputação. É melhor não prometer que prometer e não cumprir (Eclesiastes 5:4-5).

Quando alguém faz uma promessa a Deus, isso não significa que Deus vai fazer o que ela quer, mesmo sendo errado. Uma promessa não é um feitiço. Deus não pode ser manipulado.

Veja também: o que a Bíblia diz sobre oração contrária?

Querer negociar com Deus através de promessas é como tentar subornar um milionário com dois reais. Deus não precisa de promessas e sacrifícios. Ele nos ajuda porque nos ama, não para ganho pessoal. A única boa razão para fazer uma promessa a Deus é para mostrar gratidão (Salmos 116:17-18).

Promessas erradas

A Bíblia tem vários exemplos de pessoas que fizeram promessas. Algumas pessoas fizeram promessas boas, como Ana, que dedicou seu filho a Deus (1 Samuel 1:11). Mas outras pessoas fizeram promessas insensatas, como Jefté, que acabou sacrificando sua filha para cumprir uma promessa (Juízes 11:30-31).

Algumas promessas podem trazer mais problemas que bênção. É importante refletir antes de fazer uma promessa. Evite promessas sobre:

  • Coisas além de seu alcance – como prometer correr uma maratona quando você sabe que seus joelhos são fracos ou prometer doar mais dinheiro do que você tem
  • Sentimentos – você não pode controlar quando você vai se sentir triste ou zangado ou vai se apaixonar; só pode controlar como vai reagir perante esses sentimentos
  • Sacrifícios físicos – estragar os joelhos dando voltas à igreja ou ficar triste por não comer mais carne não são coisas que agradam a Deus; também não é aconselhável fazer promessas sobre a duração do jejum
  • Coisas que outros terão de cumprir – você não pode obrigar ninguém a cumprir um voto que você fez por eles

Leia aqui: quebrar promessa é pecado?

Fiz uma promessa que não consigo cumprir. Que faço?

Peça perdão a Deus por ter feito uma promessa insensata. Deus perdoa quem se arrepende e liberta da obrigação. Isso não significa que você pode ficar fazendo muitas promessas para depois pedir perdão a Deus, sem responsabilidade. Você precisa reconhecer que fazer uma promessa e não cumprir é errado. Da próxima vez, pense antes de prometer.