Quem ajudou Jesus a carregar a cruz?

Simão, um cireneu, ajudou Jesus a carregar a cruz. Ele estava voltando do campo quando foi obrigado pelos soldados romanos a carregar a cruz atrás de Jesus (Lucas 23:26). A Bíblia não fala mais de Simão.

Simão era de uma cidade chamada Cirene, que ficava no norte de África. Ele tinha dois filhos: Alexandre e Rufo (Marcos 15:21). A Bíblia não dá nenhuma razão por que os soldados romanos obrigaram Simão a carregar a cruz. Provavelmente apanharam uma pessoa qualquer que estava perto, porque Jesus estava muito fraco por causa dos açoites que tinha recebido.

O que podemos aprender com Simão?

Às vezes somos chamados a fazer coisas que não gostamos. Nem sempre temos escolha mas podemos estar ajudando alguém. Uma cruz era uma coisa pesada e difícil de transportar. Simão foi forçado pelos opressores romanos a carregá-la, embora não tivesse nenhum envolvimento na situação. Mas ele ajudou Jesus na sua hora de maior sofrimento. E esse ato pequeno ficou registrado para sempre na Bíblia. Não devemos desprezar as tarefas chatas e difíceis que parecem não ter valor.

Quer saber mais sobre a morte de Jesus? Leia aqui: como foi a morte de Jesus na cruz?

Jesus também nos ensinou que temos de carregar nossa cruz para segui-lo (Mateus 16:24). Simão foi obrigado a andar atrás de Jesus mas o cristão escolhe seguir. Essa escolha traz dificuldades mas precisamos perseverar para obter vitória.