Maria Madalena foi uma seguidora de Jesus. Ela ajudava a sustentar Jesus durante seu ministério. Maria Madalena ficou conhecida por ser a primeira pessoa que viu Jesus depois que ressuscitou. Ela não casou com Jesus nem teve outro relacionamento com ele além de seguidora.
Jesus se dedicou a tempo inteiro ao seu ministério. Ele não tinha outro emprego, que lhe desse dinheiro. Ele e os apóstolos viviam das ofertas de outros seguidores. Muita ajuda financeira veio de mulheres de posses, entre as quais Maria Madalena, de quem Jesus tinha expulsado sete demônios (Lucas 8:1-3).
Maria Madalena se casou com Jesus?
Maria Madalena não se casou com Jesus. Outros parentes de Jesus são mencionados e ela com certeza teria mais relevância na Bíblia se fosse esposa dele. Quando viu Jesus, Maria Madalena o chamou de Mestre (ou Professor), não de marido!
Veja também: Jesus casou e teve filhos?
Havia muitas mulheres chamadas Maria e, para as diferenciar, se dizia com quem eram casadas, quem eram seus filhos ou de onde vinham. Se Maria fosse esposa de Jesus, essa seria a melhor forma de a diferenciar. Mas ela ficou conhecida como Madalena, porque vinha de um lugar chamado Magdala. Certamente havia mais de uma Maria em Magdala.
As lendas sobre seu casamento surgiram muito mais tarde, com histórias inventadas por pessoas que nunca conheceram nem Maria Madalena, nem Jesus, nem ninguém próximo de qualquer pessoa da Bíblia.
Leia mais sobre Mulheres da Bíblia
Maria Madalena e a ressurreição de Jesus
Maria Madalena, junto com outras mulheres, seguia Jesus por onde ele ia para pregar. Ela estava presente quando ele foi crucificado, chorou sua morte e viu onde ele foi sepultado (Marcos 15:40-41). No domingo, Maria Madalena foi uma das mulheres que foi para o túmulo para ungir o corpo de Jesus.
Chegando ao túmulo, Maria Madalena viu que estava aberto e o corpo de Jesus não estava lá. Um anjo apareceu e contou a Maria Madalena e às outras mulheres que Jesus tinha ressuscitado (Mateus 28:5-7). Elas então foram contar aos apóstolos.
Pedro e João decidiram ir ver o túmulo vazio. Maria Madalena foi com eles e ficou para trás, chorando, quando foram embora. Então alguém lhe apareceu e perguntou por que ela estava chorando. Pensando que era o jardineiro, Maria Madalena explicou que alguém tinha roubado o corpo de Jesus. O homem chamou Maria pelo nome e ela olhou para ele e viu que era Jesus! - João 20:15-16
Maria Madalena, cheia de surpresa, se agarrou aos pés de Jesus. Ele deu a Maria Madalena a missão de contar aos discípulos que ele estava vivo (João 20:17-18). Maria cumpriu sua missão, mas de início os discípulos não acreditaram nos relatos dela e das outras mulheres. Depois, quando Jesus lhes apareceu, os discípulos viram que era verdade.
A Bíblia não fala mais nada sobre a vida de Maria Madalena.
Maria Madalena era prostituta?
A Bíblia não diz que ela era prostituta. Apenas diz que Jesus expulsou sete demônios dela. Ao longo do tempo, algumas pessoas misturaram a história de Maria Madalena com a história da mulher pecadora que ungiu Jesus e com a mulher adúltera que Jesus perdoou. Mas não existe razão na Bíblia para acreditar que eram todas a mesma pessoa. Maria Madalena não era a única mulher que seguia Jesus.
Veja também: