O que significa “quem quiser vir após mim negue-se a si mesmo”?

Negar a si mesmo para seguir Jesus significa abandonar o pecado e submeter sua vontade à vontade de Deus, estando pronto a se sacrificar por amor a Jesus. Seguir Jesus implica largar mão de tudo que não está dentro da vontade de Deus para nós.

Algum tempo antes de morrer e ressuscitar, Jesus começou a explicar aos seus discípulos tudo o que ele teria de sofrer. Pedro não quis aceitar essa mensagem mas Jesus o repreendeu, explicando que as coisas de Deus são diferentes das coisas dos homens (Mateus 16:21-23). Então ele disse que se alguém quisesse segui-lo, deveria negar-se a si mesmo e tomar sua cruz. Para salvar sua vida, o seguidor de Jesus precisa perder a vida (Marcos 8:34).

Quem quiser vir após mim

Muitas pessoas se interessam pela mensagem de Jesus e querem segui-lo. As bênçãos da salvação são maravilhosas e cativam muitos ouvintes. No fundo, todos desejam e precisam de um relacionamento com Deus e de esperança para a eternidade. Mas nem todos seguem. Porquê? Jesus explicou que há um custo associado a ser cristão.

Negue-se a si mesmo

Todos nascemos com uma tendência natural para o pecado e a destruição. A Bíblia chama esse lado da nossa natureza de “a carne”. Quando seguimos Jesus, somos chamados a negar nossa carne e a viver para agradar a Deus. Isso significa negar a parte de nós que ainda quer pecar e escolher viver no Espírito, obedecendo a Deus (Gálatas 5:16-17).

Negar a nós mesmos também significa submeter nossa vida à vontade de Deus. Nossos planos, metas e sonhos não são mais importantes que a vontade de Deus. Por vezes Ele nos chama a fazer sacrifícios, abandonando o conforto e a vida cômoda para cumprir Seus planos. Nessas horas, precisamos negar nossa própria vontade para nos submetermos ao plano de Deus.

Os apóstolos abdicaram de suas carreiras, sua segurança e até suas vidas para seguir Jesus. Nos tempos de grandes milagres e sucesso isso era mais fácil, mas nas horas difíceis tiveram de negar a si mesmos para continuar com Jesus.

Veja aqui: o que é abnegação? O que a Bíblia fala sobre abnegação?

Tome sua cruz

A Bíblia nos avisa que os seguidores de Jesus enfrentarão dificuldades, sofrimentos e perseguição por causa de sua fé. A cruz era símbolo de dor, vergonha e morte. Tomar nossa cruz significa aceitar o perigo e o sofrimento por amor a Jesus. Não podemos abandonar Jesus nas horas difíceis.

Não é fácil tomar a cruz e sofrer por ser cristão. Mas, assim como Jesus morreu na cruz e depois ressuscitou em glória, nós temos a promessa da vida eterna se nos mantemos fiéis a ele. A cruz é temporária mas a glória do Céu é eterna (Romanos 8:17-18).

Veja também: como servir a Deus?

Quem quiser salvar sua vida, a perderá

Negar a nós mesmos e tomar nossa cruz não é fácil mas Jesus avisou sobre o perigo de o rejeitar. Muitas pessoas escolhem fazer o que é mais agradável para elas, abandonando Jesus para terem uma vida mais fácil. Mas rejeitar Jesus para ter uma vida melhor na verdade é perder a vida! Só Jesus garante a vida eterna (Marcos 8:35).

Abandonar Jesus para ganhar riqueza é uma grande tentação mas não há preço que podemos pagar por nossa alma. Jesus é o único que nos pode salvar. Se nós o rejeitamos, ele também não nos defenderá no dia em que teremos de prestar contas a Deus (Marcos 8:36-38).

Quando seguimos Jesus, negamos nossos desejos ruins e suportamos o sofrimento, sabendo que ele nos recompensará por toda a eternidade.