O chamado repouso no Espírito Santo é um fenômeno que acontece em algumas igrejas pentecostais, em que pessoas caem no chão. A Bíblia não fala sobre repouso no Espírito santo mas fala sobre algumas situações parecidas. O repouso no Espírito Santo pode ter um lado espiritual verdadeiro mas também pode ser resultado de sugestão psicológica.
O fenômeno chamado de repouso no Espírito Santo acontece quando alguém cai e fica sem se mexer durante algum tempo. Diz-se que isso acontece por influência do Espírito Santo. Essa situação pode acontecer durante uma reunião da igreja, durante oração ou com imposição de mãos.
A Bíblia diz que devemos analisar todas as coisas e guardar apenas o que é bom (1 Tessalonicenses 5:21). Existem casos em que o chamado repouso no Espírito Santo é uma experiência autêntica mas também existem fraudes e outras explicações. Vamos analisar três situações:
1. Êxtase no Espírito Santo
Esse é o único caso que pode mesmo ser chamado de “repouso no Espírito Santo”, porque realmente envolve a ação do Espírito. Algumas pessoas têm uma experiência sobrenatural com Deus tão forte que caem em êxtase. Isso significa que a presença de Deus altera a percepção da pessoa, que fica inteiramente focada no espiritual.
Perante uma manifestação tão forte da presença de Deus, algumas pessoas caem ou se prostram no chão. No entanto, as pessoas nessa condição não estão a dormir. Simplesmente estão avassalados pela presença de Deus.
Veja também: o que é o batismo no Espírito Santo?
2. Imitação por sugestão
Quando algumas pessoas caem no Espírito, há uma tendência para serem imitados por outras pessoas que procuram experiências espirituais novas. Também quando se fala muito no assunto e se fala que vai acontecer, isso cria um clima de sugestão, em que algumas pessoas “se convencem” inconscientemente a cair.
A imitação normalmente não é uma fraude propositada mas vem de um grande desejo de ter uma experiência espiritual “especial”. A pessoa fica assim muito aberta à sugestão. Em vez de ter uma experiência quase esmagadora da presença de Deus, fica alegre por ter tido uma experiência diferente.
Nalguns casos, isso pode ser positivo mas também pode indicar falta de discernimento e uma abertura perigosa para outros tipos de influências. É por causa da sugestão que o fenômeno do repouso no Espírito Santo tem fases de maior ou menor incidência, de acordo com sua popularidade.
3. Ação demoníaca
Às vezes demônios fazem com que uma pessoa se jogue no chão, faça coisas muito estranhas (como imitar animais) ou se torne muito agressiva. Uma forma de reconhecer essa influência maligna é pelo fato de normalmente ser violento, assustador ou perigoso para a saúde da pessoa.
Em reuniões ou tempos de oração, esse tipo de ação poderá ser sinal que o demônio está lutando contra a ação de Deus na vida da pessoa afetada. Nesses casos, é bom orar por libertação.
Leia também: um crente pode ser possuído por um demônio?
Casos parecidos na Bíblia
Como já foi dito, a Bíblia não conta nenhum caso de “repouso no Espírito Santo”. No entanto, algumas pessoas na Bíblia tiveram experiências mais ou menos parecidas.
Paulo caiu prostrado no chão da primeira vez que Jesus falou com ele (Atos dos Apóstolos 9:3-4). O profeta Daniel também caiu prostrado em algumas de suas visões (Daniel 10:8-10). A Bíblia diz que João, que escreveu o livro de Apocalipse, caiu como morto, de medo em sua visão! - Apocalipse 1:17
Atenção! A Bíblia não sustenta a ideia que algumas pessoas têm o “dom” de fazer as pessoas caírem no Espírito. Os casos na Bíblia eram individuais e não envolviam imposição de mãos.
Descubra aqui: o que são os dons do Espírito Santo?
Do outro lado, no Antigo Testamento, os profetas de Baal conseguiam se pôr em um estado de transe, ou por auto-sugestão ou por influência demoníaca. O rei Saul às vezes ficava em transe quando era tomado por um espírito maligno e uma vez Deus o humilhou ao deixá-lo prostrado no chão, nu e em transe (1 Samuel 19:23-24).