Qual é o significado de Messias na Bíblia?

Messias significa “ungido”. Na Bíblia, o Messias era o salvador prometido por Deus, que viria para mudar o mundo. Jesus é o Messias anunciado pelo Antigo Testamento.

Messias é a palavra hebraica para designar o salvador ungido por Deus. Em grego, Messias foi traduzido como Cristo. Quando Jesus apareceu, os judeus esperavam a vinda do Messias, como estava profetizado no Antigo Testamento.

Na Bíblia, a unção era uma forma de consagrar uma pessoa ou um objeto para uma função sagrada. Reis, profetas e sacerdotes eram ungidos quando começavam seu ministério, como sinal de sua dedicação às coisas de Deus. A pessoa ungida era separada para uma função especial.

Veja também: o que é a unção de Deus?

Por que Jesus era chamado o Messias?

No Antigo Testamento, Deus prometeu que Ele iria enviar Seu Ungido, ou Messias, para salvar Seu povo (Daniel 9:25). Esse homem iria ser consagrado a Deus para ser profeta, rei e sacerdote, levando as pessoas ao arrependimento e à salvação. Assim, o título de Messias ficou associado ao salvador prometido por Deus.

No tempo de Jesus, o povo de Israel esperava ansiosamente pelo Messias. Os judeus acreditavam que o Messias seria uma figura política e religiosa, que iria restaurar a independência e a glória do país de Israel. Já várias pessoas tinham aparecido, alegando que eram o Messias e tentando iniciar revoltas contra os povos opressores, como os romanos. Mas nenhum desses falsos Messias tinham conseguido fazer alguma coisa.

Quando Jesus veio, pregando o arrependimento e a salvação, muitos judeus acreditaram que ele era o Messias (João 1:40-41). E era verdade! Mas o reino que Jesus veio estabelecer não era dessa terra e o povo que veio salvar não era apenas Israel (João 18:36). Ele veio para proclamar o Reino de Deus e salvar seu povo, que são todos os que crêem em Jesus.

Veja aqui mais: por que Jesus é chamado Cristo?

Como sabemos que Jesus é o Messias prometido por Deus?

Jesus cumpriu plenamente a missão do Messias:

  • Como ungido - ele foi completamente dedicado à obra de Deus
  • Como profeta - durante seu ministério ele transmitiu mensagens de Deus
  • Como sacerdote - ele é a ponte de ligação entre nós e Deus, tendo se oferecido como sacrifício por nossos pecados
  • Como rei - ele reina sobre todo o povo de Deus, para sempre

Descubra aqui: qual era a função do sacerdote na Bíblia?

Jesus trouxe a verdadeira libertação: do pecado e da morte! Por meio dele, todos nós podemos ser perdoados de nossos pecados e ter acesso a Deus, quando nos arrependemos e cremos em Jesus (Hebreus 10:21-22). Ele trouxe a salvação eterna.