Qual é o significado de sofisma? Como reconhecer sofismas?

Um sofisma é um argumento enganador, que parece fazer sentido mas está errado. Usar sofismas para convencer outra pessoa é “batota” e pode ser usado para levar alguém a acreditar em uma mentira. Com bom senso e conhecimento da Bíblia, podemos reconhecer e evitar muitos sofismas perigosos.

A palavra sofisma vem de um grupo de filósofos gregos da antiguidade conhecidos como os sofistas. Eles ensinavam como falar bem e vencer debates, coisas muito importantes na política grega. Mas os sofistas ganharam a reputação de serem interesseiros e não terem um compromisso com a verdade. Seu objetivo era convencer, mesmo se seu argumento não fosse a verdade. Por isso, argumentos enganadores ficaram conhecidos como sofismas.

Em algumas traduções mais antigas da Bíblia, a palavra sofisma aparece em 2 Coríntios 10:4-5. Essa passagem fala sobre argumentos que tentam afastar as pessoas da verdade de Deus. Esses argumentos podem ser chamados de sofismas, porque são enganosos.

Veja também: o diabo é o pai da mentira - o que isso significa?

Como reconhecer um sofisma?

O primeiro passo para reconhecer um sofisma, e evitar cair no engano, é conhecer a verdade da Bíblia. A palavra de Deus nos ensina a verdade e nos mostra o caminho para nossas vidas (João 14:6). Quando um ensinamento ou argumento vai contra a Bíblia, é enganoso. Só Deus tem o melhor para nós.

Por isso, é importante estudar a Bíblia, orar e ter comunhão com outros cristãos. A Bíblia ensina a verdade e a oração nos aproxima de Deus e nos ajuda a entender Sua palavra. (Tiago 1:5) Na igreja conhecemos outros crentes e juntos podemos crescer e conhecer a Deus melhor.

Vej aqui: por que é importante ir à igreja?

Quanto mais nos aproximamos de Deus e conhecemos Sua palavra, mais facilmente reconhecemos sofismas. Quando vivemos para seguir Jesus, ensinamentos errados se revelam porque não “batem” bem.

Algumas perguntas que podemos fazer para identificar um sofisma são:

  • Onde está a evidência? (Bíblia, fontes de informação, pesquisas…?)
  • O que a Bíblia diz sobre este assunto?
  • Qual é o contexto do versículo? (Quando o argumento se baseia em um versículo)
  • Há algum erro de lógica no argumento?

Quando reconhecemos um sofisma, devemos lutar contra ele, rejeitando a mentira. A solução é escolher crer na verdade de Deus.