O diabo é o pai da mentira - o que isso significa?

A Bíblia diz que o diabo é o pai da mentira e que todos que estão cegos pela mentira são seus filhos. Isso significa que a mentira é muito perigosa, porque é obra do diabo. Jesus veio para nos libertar através da verdade.

Em João 8:44, Jesus explicou um pouco sobre o caráter do diabo:

  • É homicida – seu propósito é nos destruir
  • Rejeitou a verdade – ao se rebelar contra Deus
  • A mentira é sua “língua materna” – ele mente o tempo todo
  • É o pai da mentira – a mentira é sua grande obra

O diabo é perito na mentira! Foi através da mentira que ele enganou Adão e Eva, que não acreditaram na verdade e cometeram pecado. Esse primeiro exemplo mostra como a mentira pode ser destrutiva. Deus fala a verdade; a mentira nos afasta de Sua vontade.

Quando se rebelou contra Deus, o diabo se afastou de tudo o que é bom, incluindo a verdade. O diabo é o mentiroso original. Ele usa a mentira para cegar e destruir (2 Coríntios 4:4).

Vea também: o que a Bíblia diz sobre a mentira?

Os filhos do pai da mentira

Jesus fez uma distinção entre os filhos de Deus e os filhos do diabo. Os filhos de Deus reconhecem e aceitam as palavras de Jesus. Eles são libertados do poder do pecado pela verdade de Jesus. Seu coração está cheio de amor por Jesus (João 8:31-32).

Os filhos do diabo são diferentes. Eles podem até achar que são filhos de Deus mas eles rejeitam a verdade de Jesus. Estão tão presos nas mentiras do diabo que não conseguem sequer reconhecer a verdade! Sua visão está distorcida; a verdade lhes parece mentira (João 8:43-45).

Isso é muito triste, porque somente Jesus pode nos libertar. Não existe outra forma de ser salvo do pecado e da condenação (João 14:6). O diabo usa a mentira para manter as pessoas debaixo de seu poder. Quem ainda não foi libertado por Jesus está debaixo da autoridade do diabo, como um filho debaixo de seu pai.

Descubra aqui mais sobre quem é o diabo.

Como vencer o pai da mentira?

Com a verdade! Quando foi tentado no deserto, Jesus usou as palavras da Bíblia para destruir as mentiras enganosas do diabo. A verdade é a arma mais poderosa contra o diabo. E a verdade está na Bíblia.

Ler a Bíblia e pensar na Bíblia é muito importante. Quanto mais cheios estamos da palavra de Deus, que é a verdade, menos espaço teremos para a mentira (Tiago 4:7). Quando declaramos a verdade de Deus, isso nos fortalece contra o pai da mentira. A verdade é muito mais poderosa que a mentira!