Qual é o significado de unigênito? Por que Jesus é chamado unigênito?

Unigênito significa filho único, ou o único gerado. Jesus é chamado de filho unigênito de Deus porque ele é o único que procede de Deus Pai e tem a mesma natureza que Ele.

Unigênito significa literalmente “único gerado”. Por exemplo, para um casal que só tem um filho, esse filho é seu unigênito. Assim, o unigênito é o único que procede de seus pais.

Nos tempos da Bíblia, era mais normal ter vários filhos, mas também havia algumas famílias só com um. O filho unigênito era o tesouro mais precioso de seus pais e a garantia do futuro da família. A morte de um filho unigênito era o pior tipo de sofrimento para os pais (Amós 8:10).

Por que Jesus é chamado de filho unigênito de Deus?

Jesus é o filho unigênito de Deus porque ele é o único que tem a mesma natureza que Deus Pai (João 1:14). Isso não significa que ele é uma criatura. Significa que Jesus vem de Deus Pai, ele é uma manifestação de Deus que vem diretamente dele, com as mesmas características.

Quando Jesus disse que ele era o filho de Deus, os judeus reconheceram que ele estava dizendo que era igual a Deus (João 5:17-18). Um filho é o produto do pai e da mãe. As características que herda vêm somente dos pais, não de outra pessoa sem relação. Jesus vem de Deus Pai, logo ele somente pode ter as características de Deus. Se o Pai é Deus, o Filho é Deus.

Veja também: o que significa primogênito? Por que Jesus é chamado primogênito?

Se Jesus é o unigênito de Deus, como nós podemos ser filhos de Deus?

Jesus é o único que é por natureza própria filho de Deus. Mas todos nós podemos ser adotados como filhos de Deus, através de Jesus. A Bíblia diz que, quando nos convertemos, recebemos uma nova natureza como filhos de Deus. Jesus é o único que é filho de Deus por direito mas, pela graça, todos os salvos também se tornam filhos de Deus.

Isso não significa que nos tornamos iguais a Deus. Somente Jesus é igual a Deus, com toda a mesma natureza que Deus (Hebreus 1:3-4). No entanto, à medida que Jesus age em nossos corações, nos tornamos mais parecidos com Deus. Por sermos adotados como filhos de Deus, podemos refletir um pouco da glória de Deus. Mas Jesus reflete toda a glória de Deus.