Todos os caminhos levam a Deus?

Não, nem todos os caminhos levam a Deus. Só há um Caminho: Jesus. Toda a religião ou filosofia que nega que Jesus Cristo é o Filho de Deus que veio para nos salvar é falsa. A salvação vem por meio de Jesus.

Por que há tantas religiões diferentes?

Todos precisamos de Deus. Lá no fundo todos sabemos que nos falta alguma coisa em nossas vidas. Mas a humanidade se afastou de Deus, por causa do pecado. Então, muitas filosofias e religiões foram inventadas para preencher esse vazio.

Mas Deus tem se revelado a nós desde o início (Romanos 1:18-20). Na Bíblia Deus nos indica o caminho certo. As outras religiões e filosofias são fruto da rebelião contra a verdade de Deus (Romanos 1:21-23).

As religiões que rejeitam ou distorcem a verdade sobre Jesus são usadas pelo diabo para manter as pessoas longe da salvação. O diabo é o pai da mentira e quer que as pessoas pensem que podem chegar a Deus através de qualquer caminho, porque não é verdade.

Veja aqui: o que a Bíblia diz sobre religião?

Jesus é mesmo o único caminho?

Sim, Jesus é o único caminho. Só o sacrifício de Jesus na cruz pode nos ligar novamente a Deus. Não podemos chegar a Deus sozinhos, pelo nosso esforço – precisamos de Jesus (João 14:6).

Quem acredita que Jesus é seu salvador está ligado a Deus e vai estar com Ele para sempre. Mas quem rejeita Jesus como seu salvador rejeita a verdade. Seu caminho não o levará a Deus, porque rejeitou Deus.

Veja também: o que significa ser agnóstico?

E quem nunca ouviu sobre Jesus?

A Bíblia diz que quem nunca ouviu a palavra de Deus conhece suas leis naturalmente. Sua consciência e seus pensamentos lhe ensinam o que é certo e errado. Por isso, quem peca sem conhecer a Deus ainda é culpado de seu pecado porque sabe que é errado (Romanos 2:14-15).

Só Deus pode julgar se outra pessoa é salva ou não. Mas quem procura a verdade a encontrará. Deus tem formas de se revelar a quem O procura. Um exemplo foi Abraão, que não sabia sobre Jesus mas creu na promessa de Deus, mesmo não compreendendo totalmente. Sua fé lhe serviu de justiça e ele foi salvo.

Por que há religiões cristãs diferentes?

Jesus é o único caminho para Deus e qualquer religião realmente cristã ensinará isso. Mas a Igreja é composta de pessoas imperfeitas como eu e você, pessoas que não estão certas sobre tudo. O diabo está sempre tentando introduzir mentiras e contendas na Igreja, para nos enfraquecer. Isso causa divisões e a formação de novos grupos.

Por outro lado, muitas denominações são só uma expressão da diversidade que pode existir dentro da família de Deus. A verdade da Bíblia nunca muda; são as pessoas que mudam (Marcos 13:31).