Um cristão pode jogar videogame, se isso não afetar negativamente sua vida. A Bíblia não é um conjunto de regras sobre tudo que podemos ou não podemos fazer. Cada um tem liberdade para decidir. O que a Bíblia nos dá é orientações sobre como decidir.
A Bíblia não fala de videogame e jogos de celular, porque só foram inventados depois do século XX. Mas a Bíblia tem alguns conselhos que podemos aplicar aos videogames:
- Evitar extremos: não é bom proibir completamente (Colossenses 2:20-21) nem jogar sem limites (1 Coríntios 6:12).
- Não se vicie: se você notar que está passando muitas horas jogando e isso está afetando seus outros compromissos, então pare de jogar. Se você não consegue parar sozinho, procure ajuda.
- Ouvir a consciência: um jogo de vídeo pode ser inofensivo para uma pessoa, mas ser muito mau para outra. Cada um deve refletir sobre o que está jogando e, se pesar a consciência, é melhor parar (Romanos 14:22).
- Evitar jogos muito maus: há jogos de vídeo que passam dos limites. Faça uma pesquisa antes de comprar um jogo e veja a idade recomendada. É boa ideia evitar jogos com muita violência, pornografia e elementos satânicos.
- Respeitar os outros: seja qual for sua opinião, tente compreender o outro lado e não cause problemas à fé do seu irmão (Romanos 14:13).
Jogar videogame ou jogos no celular é uma questão de consciência individual. Por isso, pessoas diferentes podem tomar decisões diferentes, de acordo com sua situação. Se outro cristão tem uma opinião diferente da sua, respeite essa opinião. Você pode apresentar seu ponto de vista, mas deixe Deus convencer o coração de cada um de acordo com o que é melhor para cada caso.