Como foi a infância de Jesus?

A infância de Jesus foi normal para sua época. Ele estudou e aprendeu uma profissão, como qualquer outro menino judeu. A Bíblia fala pouco sobre a infância de Jesus, porque não é relevante.

Os pais de Jesus moravam em Nazaré mas foram para Belém, por causa de um recenseamento, e Jesus nasceu lá. Quando o rei Herodes tentou matar o bebê, a família fugiu para o Egito. Depois da morte de Herodes, a família voltou para Nazaré, onde Jesus cresceu (Mateus 2:19-23).

Quando Jesus tinha 12 anos ele foi para Jerusalém com seus pais para celebrar a Páscoa. Quando seus pais voltaram para casa eles não repararam que Jesus tinha ficado para trás. Eles pensavam que estava com seus outros parentes. Depois de procurar por três dias, encontraram o menino no templo, escutando e fazendo perguntas aos mestres da lei. Seus pais lhe repreenderam por não se preocupar com eles mas ele respondeu que estava na casa de seu Pai. Então Jesus foi para casa com seus pais (Lucas 2:41-50).

A única outra informação que a Bíblia nos dá é que Jesus era obediente a seus pais. Ele cresceu em tamanho, em sabedoria e em graça (Lucas 2:40; Lucas 2:51-52).

Que educação teve Jesus?

Jesus sabia ler hebraico e conhecia bem as Escrituras (Lucas 4:16). Ele provavelmente recebeu a educação básica que todo menino judeu recebia para poder ler e compreender a Palavra de Deus. Mas ele não teve grandes estudos como os outros rabinos. Sua sabedoria vinha de sua vida de comunhão com Deus.

Jesus era carpinteiro, como seu pai. Provavelmente foi José que lhe ensinou a profissão durante sua adolescência. Jesus também teria contato com a agricultura, porque atividades agrícolas, como a ceifa, envolviam famílias e comunidades inteiras.

A educação moral de Jesus provavelmente foi da responsabilidade de seus pais. Era o papel dos pais ensinar aos filhos como agir de forma correta e aplicar as regras de Deus no cotidiano.

Descubra aqui o que Jesus aprendeu com Maria.

Jesus fez milagres na sua infância?

Não, Jesus não fez milagres durante sua infância. O primeiro milagre de Jesus foi quando transformou água em vinho, depois de seu batismo, com cerca de 30 anos (João 2:11). A infância de Jesus foi normal, como a de qualquer outra criança dessa altura.

Veja também: Jesus começou seu ministério com quantos anos? Porquê?

Os parentes de Jesus ficaram muito surpresos quando o viram pregando e realizando milagres (Marcos 6:2-3). Eles obviamente nunca tiveram razões antes para suspeitar que ele fosse o Messias. Se ele tivesse realizado milagres em criança, ninguém se iria espantar com seu ministério.