Estudo bíblico sobre a transfiguração de Jesus

A transfiguração aconteceu no alto de um monte, na presença de Pedro, Tiago e João. A aparência de Jesus se transformou e aparecerem Moisés e Elias junto dele. A transfiguração foi uma demonstração da glória de Jesus.

Chegou uma altura no ministério de Jesus em que ele começou a explicar aos seus discípulos que em breve ele teria de morrer e ressuscitar. Algum tempo depois, Jesus levou três de seus discípulos – Pedro, Tiago e João – para um monte. Lá, ele foi transfigurado diante de seus olhos (Lucas 9:28-29).

O rosto e as roupas de Jesus se tornaram muito brilhantes e Moisés e Elias surgiram conversando com ele sobre sua morte que iria acontecer em breve. Os três discípulos ficaram cheios de medo e Pedro, sem saber o que dizer, sugeriu que montassem três tendas: uma para Jesus, outra para Moisés e outra para Elias (Marcos 9:5-6).

Veja a história de Moisés.

Então surgiu uma nuvem que os envolveu. Uma voz de dentro da nuvem disse: “Este é o meu Filho amado. Ouçam-no!” Depois, a nuvem e Moisés e Elias desapareceram, deixando Jesus, normal outra vez, com os discípulos pasmados (Mateus 17:5-8). Jesus lhes disse para não contar a ninguém o que tinha acontecido até que ele tivesse ressuscitado.

O significado da transfiguração

Na transfiguração Jesus revelou sua verdadeira glória. Ele não era apenas um homem; ele era o Filho de Deus, cheio de glória e autoridade (2 Pedro 1:16-18). Jesus revelou seu lado divino na transfiguração.

A transfiguração também foi um sinal que Jesus iria ressuscitar. A transfiguração foi temporária, mas na ressurreição a transformação seria permanente. Jesus seria glorificado na ressurreição. Além disso, a transfiguração foi sinal da ressurreição dos mortos. Quando Jesus voltar, todos os salvos também receberão um novo corpo glorificado (1 Coríntios 15:51-53).

Moisés e Elias eram os dois maiores profetas do Antigo Testamento. Eles representavam a antiga aliança de Deus com os israelitas. Jesus cumpriu essa aliança de forma perfeita, sem nunca pecar. Na transfiguração, Jesus mostrou que tinha toda a autoridade da Lei de Deus e que veio para cumprir todas as profecias de salvação.

Deus confirmou novamente que Jesus era Seu Filho amado, tal como tinha feito no batismo de Jesus (Mateus 3:16-17). Ele mostrou que devemos seguir a Jesus, porque ele tem toda a autoridade de Deus.

Veja também: Jesus é Deus?