Deus castiga?

Sim, Deus castiga mas nem todo sofrimento é castigo de Deus. Deus é justo e não deixa o pecado sem castigo mas Ele também nos ama e perdoa. O castigo de Deus é sempre justo.

A Bíblia diz que o castigo do pecado é a morte e ficar separado de Deus, que é perfeito e não tolera o pecado. Todos pecamos e fomos separados de Deus como castigo (Romanos 3:23; Romanos 6:23). Isso é justo. Mas Deus nos ama e não quer ficar separado de nós. Por isso, Ele decidiu pagar o castigo do pecado. Jesus veio para levar nosso castigo na cruz.

Veja aqui: por que Deus enviou Jesus à terra?

Agora quem se arrepende de seus pecados e aceita Jesus como seu salvador não está mais condenado (Romanos 8:1-2). Quando nos convertemos, espiritualmente morremos com Jesus na cruz e ressuscitamos com ele para uma vida nova, livres do castigo do pecado. Ainda vamos morrer fisicamente mas estamos unidos novamente a Deus e um dia vamos ressuscitar e viver para sempre!

Para quem morre no pecado, separado de Deus, haverá castigo eterno, que é a separação total de Deus no inferno. Esse é o grande castigo do pecado.

Deus castiga nessa vida?

Sim, Deus também pode trazer castigo ainda nessa vida. Muitas vezes, o castigo é simplesmente a consequência natural do pecado. Por exemplo, uma pessoa que se embebeda muito pode ficar com doença de fígado ou se alguém é apanhado cometendo um crime, irá para a prisão. Deus permite que esses castigos aconteçam para que as pessoas vejam o perigo do pecado e se arrependam.

Leia aqui: Deus é justo?

Para o crente, o castigo de Deus é para disciplinar (Hebreus 12:7-10). Um bom pai disciplina seus filhos para seu bem, para que aprendam o que é certo e errado. Deus faz o mesmo. Seu castigo serve para nos mostrar o que precisamos mudar para vivermos da melhor maneira. Deus faz isso por amor, não porque gosta de nos machucar.

No entanto, nem todo pecado vem com castigo claro logo depois. Alguns pecados podem parecer ir sem castigo pela vida toda. Mas, mesmo quando não há castigo claro nessa vida, depois da morte cada pessoa terá que se enfrentar a justiça de Deus. Quem não é salvo receberá todo castigo que merece e quem é salvo terá muito que agradecer a Jesus.

Todo sofrimento é castigo de Deus?

Não, nem todo sofrimento é castigo de Deus. Muito sofrimento não tem nada a ver com castigo. O sofrimento pode ter muitas outras causas, que nem sempre são claras. Por isso, não é sensato acusar alguém de estar em pecado só porque está sofrendo.

Algumas outras causas de sofrimento são:

  • Pecado de outras pessoas – por exemplo, quando uma pessoa rouba a carteira de outra, que se esforçou muito para ganhar seu dinheiro de forma honesta
  • Doenças ou desastres naturais – ser crente exemplar não garante livramento do perigo da dengue ou de uma derrocada de terra
  • Oposição ao evangelho – muitas pessoas sofrem por sua fidelidade a Jesus, porque o mundo as odeia – 1 Pedro 4:14-16

Veja também: por que Deus permite o sofrimento?

O exemplo de Jó mostra que nem todo sofrimento é castigo. O próprio Deus disse que Jó era irrepreensível e ele não pecou, mesmo na provação (Jó 1:8). Mas Deus permitiu que Jó sofresse. Jó não sofreu por castigo. Descubra aqui: por que Deus permitiu que Jó sofresse?