O que é o dragão de Apocalipse?

O dragão de Apocalipse é o diabo. Ele é representado como um dragão por ser poderoso e muito perigoso. Todas as outras criaturas malignas em Apocalipse obedecem ao dragão.

Em Apocalipse, o dragão é o inimigo principal do povo de Deus. Ele luta contra os fieis, tenta destruir a obra de Deus e quer ser adorado pelo mundo. Ele dá poder às bestas e aos demônios que enganam e dominam sobre o mundo.

A mulher e o dragão

Apocalipse 12 apresenta o dragão, que está perseguindo uma mulher (Apocalipse 12:3-4). Essa mulher está adornada com o sol, a lua e uma coroa de 12 estrelas e está grávida. Ela representa o povo de Deus. O dragão quer matar o filho da mulher. Quando o filho nasce, ele é levado ao Céu, para receber todo poder. O filho representa Jesus.

O dragão continua perseguindo a mulher, para a destruir, mas Deus a protege de todos os ataques do dragão. Há uma grande guerra no Céu, entre as forças do dragão e os anjos de Deus (Apocalipse 12:7-9). O dragão perde e é lançado à terra, onde continua perseguindo todos que são fiéis a Deus, porque sabe que seu tempo está contado (Apocalipse 12:17).

Veja aqui mais sobre dragões na Bíblia.

O destino do dragão

O dragão dá poder a duas bestas, uma que sai do mar e outra que sai da terra (Apocalipse 13:2). Essas bestas dominam sobre o mundo e recebem adoração de muitas pessoas no mundo. Os seguidores de Deus são perseguidos e o dragão reúne os povos de todo o mundo para lutar contra Deus.

Na grande batalha, Cristo vem e derrota todas as forças do dragão. O dragão é preso por mil anos, depois é solto e volta a atacar (Apocalipse 20:1-3). Mas, dessa vez, o dragão é lançado no lago de fogo, onde ficará por toda a eternidade. Esse será o final do dragão, o diabo. A vitória será de Deus.

Leia aqui sobre a batalha do Armagedom.

O que o dragão de Apocalipse nos ensina sobre o diabo?

O dragão de Apocalipse nos mostra que o diabo é muito poderoso mas não é mais poderoso que Jesus. Ele quer ser adorado como um deus mas, na verdade, ele não consegue vencer a Deus.

Descubra aqui mais sobre a verdade sobre o diabo na Bíblia.

Um dragão é uma coisa assustadora, que provoca medo. Mas quem tem Jesus não precisa ter medo. Nós podemos resistir ao diabo, porque Jesus é mais forte. Aqueles que resistem ao diabo receberão grande recompensa na eternidade! - Apocalipse 12:10-11