A Bíblia diz que a liberdade é a capacidade para escolher não pecar. Quem aceita Jesus como seu salvador fica liberto do domínio do pecado. A liberdade em Jesus não é uma licença para fazer tudo que queremos, sem consequências.
A Bíblia explica que quando pecamos nos tornamos escravos do pecado (João 8:34). Sabemos o que é certo e bom mas fazemos o que é errado, porque nossa vontade é controlada pelo pecado. Mas quando aceitamos Jesus como salvador ele nos liberta da escravidão ao pecado. Com a ajuda de Jesus podemos dizer “não!” ao pecado.
Quem ama a Deus quer fazer o que é certo, para O agradar. Estamos livres do poder do pecado mas agora nos sujeitamos à vontade de Deus. Essa sujeição ainda é liberdade, porque obedecemos por amor, não por falta de escolha (Romanos 8:14-15).
A sujeição ao pecado nos prende e destrói mas a sujeição a Deus nos dá uma vida melhor e mais completa. A escravidão do pecado apenas traz problemas e sofrimento. A liberdade da Bíblia é a promessa da vida eterna abundante, sem sofrimento (Romanos 6:20-23).
Veja também: o que é o livre-arbítrio?
Liberdade para pecar?
Jesus nos liberta do poder do pecado mas a Bíblia nos avisa a não cair novamente na escravidão (Gálatas 5:1). Quem continua pecando está se sujeitando ao pecado novamente. O crente que peca se expõe a sofrimento desnecessário. O pecado dificulta o crescimento espiritual.
Para ser salva, uma pessoa precisa se arrepender. Arrependimento é decidir mudar, não apenas sentir culpa. Deus ajuda quem quer mudar de vida. Quem é salvo quer fazer o que é certo. Isso implica parar de pecar.
A Bíblia também avisa sobre outra forma de escravidão: muitas regras e restrições. Jesus nos liberta para podermos desfrutar do que é bom no mundo sem pecar. O objetivo não é nos escravizar com um monte de regras sobre o que não podemos fazer. Muitas regras não nos ajudam a viver de forma santa (Colossenses 2:20-23).
A Bíblia nos dá conselhos sobre o que devemos evitar, para não cair novamente na escravidão do pecado (1 Coríntios 6:12). Estudando a Bíblia, na igreja e com a ajuda do Espírito Santo, o crente vai aprendendo o que é bom e mau e como escolher o bem. Isso lhe dá mais liberdade, não o escraviza.