O que é a consciência segundo a Bíblia?

De acordo com a Bíblia, a consciência é aquilo que nos ajuda a distinguir entre o certo e o errado. Todas as pessoas têm uma consciência mas essa consciência pode ser distorcida pelo pecado. A consciência precisa ser guiada por Deus.

Cada pessoa divide as coisas em bom ou ruim, certo ou errado. A consciência ensina a viver de acordo com o que é bom e certo, evitando o que é ruim e errado. Quando alguém faz o que é certo, fica tranquilo, mas quando faz algo errado, a consciência o deixa inquieto, ansioso.

A Bíblia diz que todos têm consciência. A consciência mostra que mesmo quem não conhece a Deus pode conhecer as leis naturais de Deus (Romanos 2:14-15). A consciência tanto pode acusar ou defender uma pessoa. Mas cada pessoa tem uma consciência diferente e precisa aprender o que Deus valoriza como certo.

A consciência limpa, guiada por Deus

O pecado deixa a consciência pesada, trazendo sentimentos de culpa e ansiedade. Somente Jesus pode dar uma consciência limpa. Ele levou o castigo de todos os pecados na cruz! Agora quem se arrepende de seus pecados não está mais debaixo de condenação. A salvação de Jesus limpa do pecado e tranquiliza a consciência (Hebreus 10:21-22).

Veja aqui: o que é arrependimento?

Para manter uma consciência limpa, é preciso obedecer a Deus. Quem é salvo não usa a salvação como desculpa para continuar pecando. Sua vida agora é dedicada a Deus, não ao pecado (Atos dos Apóstolos 24:15-16). Quanto mais a pessoa se aproxima de Deus, mais sua consciência se torna mais sensível para as coisas de Deus e encontra mais tranquilidade em fazer Sua vontade.

A consciência cauterizada

A Bíblia diz que o pecado pode destruir a consciência. Cauterizar é queimar. Quem tem a consciência cauterizada não sente peso na consciência por seus pecados porque “queimou” a consciência e se tornou insensível às coisas de Deus (1 Timóteo 4:1-3).

Ter uma consciência cauterizada é muito perigoso, porque a pessoa acha que tem a consciência limpa. Quando a consciência é cauterizada, a pessoa segue suas próprias regras, não as regras de Deus.