O que é intercessão? Quem é nosso intercessor?

Intercessão é orar a Deus em favor de alguém. Jesus é nosso grande intercessor, que está sempre diante de Deus, cuidando de nós. A Bíblia também diz que o Espírito Santo intercede por nós e que devemos interceder uns pelos outros em nossas orações.

Interceder significa ser a ponte entre duas pessoas, se chegando diante de uma para pedir algo a favor da outra. Quando intercedemos por alguém, nos tornamos como “advogados” dessa pessoa, defendendo sua causa e procurando seu bem. Diante de Deus, a intercessão é uma oração pedindo a ação de Deus na vida alguém, para seu bem.

Qualquer cristão pode ser um intercessor. Não é preciso ter um dom especial para isso. Quem ama Jesus pode orar a Deus em favor de outras pessoas. Isso faz parte da missão de cada cristão e é um passo muito importante na evangelização (Efésios 6:18).

Veja também este estudo bíblico sobre oração.

Jesus, nosso intercessor

Durante seu ministério na terra, Jesus intercedeu por seus discípulos. Agora, no Céu, Jesus intercede por todos que são salvos! Ele é nosso grande intercessor, que está sempre cuidando de nós.

Por causa do pecado, nós ficamos separados de Deus e merecemos ser castigados. Jesus veio para nos salvar. Com sua morte na cruz e sua ressurreição, Jesus se tornou a ponte entre nós e Deus. Agora, graças à intercessão de Jesus, nosso Advogado, quem crê nele recebe o perdão de seus pecados e pode se aproximar de Deus sem medo (Hebreus 7:24-25). Através de sua intercessão, Jesus nos une a Deus.

Quando temos um problema, podemos ir para Jesus e ele intercede por nós junto de Deus.

A oração de intercessão

Como cristãos, devemos seguir o exemplo de Jesus e orar uns pelos outros. Assim como Jesus intercede pelo mundo, nós também podemos interceder. Deus ouve nossas orações e usa-as nos Seus planos. Quando intercedemos, participamos da obra de Deus.

A oração de intercessão faz uma grande diferença. Nossas orações abrem caminho para que outras pessoas aceitem o evangelho, ajudam a curar os doentes e fortalecem cristãos que estão passando por dificuldades (Tiago 5:16; 2 Coríntios 1:11). Interceder é uma forma de aumentar a união e demonstrar amor por nossos irmãos.

Quando não sabemos como interceder, o Espírito Santo nos ajuda a orar. Ele intercede “de acordo com a vontade de Deus” (Romanos 8:26-27), por isso podemos ter plena confiança que as orações no Espírito serão atendidas.

Maria e os santos intercedem por nós?

A Bíblia não diz em lugar nenhum que quem já morreu continua intercedendo por nós. Por isso, não devemos pôr nossa confiança nas intercessões de Maria nem dos santos. Não sabemos ao certo o que eles estão fazendo no Céu, mas a Bíblia diz que não têm mais contato com nosso mundo (Eclesiastes 9:5-6).

Se temos um pedido, devemos ir diretamente a Jesus. Também podemos pedir a outras pessoas que conhecemos para orar conosco. Mas pedir ajuda a quem já morreu não é bíblico. Já temos o maior intercessor no Céu - Jesus.