O que é o ateísmo? O que significa ser ateu?

Ser ateu é não acreditar na existência de Deus. Quem é ateu rejeita a religião e não acredita em coisas espirituais. Muitos ateus acreditam que a ciência pode explicar tudo e que não há razão para acreditar em Deus. Mas a Bíblia diz que tudo à nossa volta prova que Deus existe (Romanos 1:19-20).

O ateísmo é uma religião?

Não, o ateísmo não é uma religião. O ateísmo é uma posição filosófica que rejeita todo tipo de religião, porque a religião trata de assuntos espirituais. O ateu não acredita em Deus nem em forças espirituais.

Mas o ateísmo é uma crença. Para ser ateu, é preciso crer que não existe Deus, nem coisas sobrenaturais. Há bons argumentos a favor e contra a existência de Deus mas todos temos de decidir em quais argumentos vamos acreditar. O ateu acredita nos argumentos contra a existência de Deus.

Toda a gente tem fé. A maioria dos ateus tem fé que a ciência tem a resposta para tudo. Mas a ciência não afirma ter todas as respostas. A ciência apenas tenta compreender fenômenos físicos, sem tentar explicar coisas espirituais. Não acreditar no lado espiritual do mundo não é ser científico, é apenas ignorar as outras dimensões da vida.

Veja também: o que significa ser agnóstico?

O ateu e a Bíblia

Normalmente os ateus têm três razões principais por não acreditarem em Deus:

  • Não existe evidência que prova que Deus existe
  • A religião é má
  • Coisas más acontecem, por isso o Deus da Bíblia não pode existir

Por outro lado, a Bíblia diz que:

  • Há evidência que Deus existe – Deus se revela a nós de muitas formas, através da natureza e da vida de Jesus – veja aqui: como Deus se revela ao ser humano?
  • O problema não é a religião – o problema é o pecado que mora dentro de cada pessoa; o problema somos nós tomando decisões erradas – Romanos 7:21-23
  • O bem prova que Deus existe – sem Deus não haveria bem; a maldade não prova que Deus não existe – Tiago 1:17

Na verdade, existe muita evidência e muitos bons argumentos para acreditar no Deus da Bíblia. Basta procurar. Acreditar em Deus não é um ato irracional. A evidência dá razão para acreditar mas nenhuma evidência pode dar certeza absoluta. Aí entra a fé. Cada pessoa tem que decidir em que vai acreditar.

Um ateu normalmente é uma pessoa que busca a verdade, procurando evidência para suas opiniões e crenças. Isso é bom. A Bíblia nos convida a analisar todas as coisas e guardar o que é bom (1 Tessalonicenses 5:21). Mas para fazer uma análise completa é preciso estar aberto à possibilidade que existe mais no mundo do que aquilo que agora conhecemos e entendemos.