O que é soberba?

Soberba é orgulho, arrogância, sentimento de superioridade. O soberbo tem uma visão distorcida de si mesmo, achando que é melhor que os outros. A Bíblia diz que a soberba leva à ruína.

Soberba é se achar superior a outras pessoas (Jeremias 48:29-30). No caso mais extremo, o soberbo pode achar que é mais importante que Deus! O soberbo despreza as pessoas que acha “inferiores”, não os tratando com o respeito e a dignidade que merecem.

A soberba é perigosa porque torna a pessoa insensível e insensata. O soberbo se torna egoísta e põe seus próprios interesses acima das pessoas “inferiores”. Em vez de adorar a Deus, adora a si mesmo, desprezando o poder de Deus.

O soberbo:

  • Acha que vale mais que outras pessoas
  • Gosta de mostrar que é melhor que os outros
  • Humilha quem ele acha “inferior”
  • Põe sua vontade acima até da vontade de Deus

Veja também: o que é ostentação?

A Bíblia diz que o castigo da soberba é a humilhação. O soberbo não entende que sua vida depende de Deus, tal como qualquer outra pessoa. Por causa de suas atitudes insensatas, o soberbo cai na desgraça (Obadias 1:3-4).

Como evitar a soberba?

A humildade é a solução para a soberba. Deus humilha os soberbos mas honra os humildes (Provérbios 29:23).

Descubra aqui: o que é humildade?

Todos somos diferentes. Algumas pessoas são mais inteligentes, mais bonitas ou mais ricas que outras. Mas isso não significa que algumas pessoas são superiores. Deus abençoa cada pessoa de forma diferente. Para Deus todos têm o mesmo valor.

Todos fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Cada vida é especial. Mas todos também pecamos e merecemos castigo por nossos pecados. Deus ama cada pessoa tanto que Ele enviou Seu único Filho para levar nosso castigo (João 3:16). Agora todos podemos ter a vida eterna! Quando entendemos isso, aprendemos a humildade.