O que significa Aba Pai?

O termo Aba Pai - ou Abba Pai - nada mais é que a palavra 'Pai' em dois idiomas. Traduzido seria algo como 'Pai, Pai', diferente de "paizinho", "meu Pai" ou "querido Pai" como se costuma dizer.

A expressão é a soma da palavra Aba - Pai em aramaico - com a palavra grega Pater, Pai em grego.

Aba era uma forma íntima de chamar a figura paterna. No judaísmo, a expressão é uma maneira de se dirigir respeitosamente aos antigos mestres rabínicos. Ainda nos dias atuais, é comum em Israel o uso da palavra Aba por crianças .

Aba Pai na Bíblia

A expressão Aba Pai aparece 3 vezes na Bíblia, todas no Novo Testamento: no Evangelho de Marcos, na Epístola aos Romanos e aos Gálatas. Apesar de ser pouco recorrente, Aba Pai é uma das expressões mais conhecidas no cristianismo.

Jesus foi a primeira pessoa que disse Aba Pai. A expressão foi dita no Getsêmani, quando Cristo orava no momento da sua angústia Marcos 14:36: "Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres".

Saiba: O que é Getsêmani?

Apesar do registro bíblico, alguns teólogos acreditam que Marcos manteve a expressão dupla para que judeus e gentios pudessem entender a palavra 'pai' na sua própria língua. O aramaico era o idioma utilizado na época de Cristo, mas o Novo Testamento foi escrito em grego com adições de algumas palavras em aramaico como neste caso.

Um sinal deste acréscimo está na forma da escrita de Marcos. No Evangelho, é possível encontrar algumas expressões em que foi mantido dizeres em aramaico como em Marcos 15:34, quando Jesus disse: "Eloí, Eloí, lamá sabactâni?", que significa "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?".

Já Apóstolo Paulo fez uso da expressão tanto na carta aos Gálatas, quanto na carta aos Romanos. Em ambas situações, o Apóstolo usou a expressão Aba Pai se referindo a súplica de Jesus no Getsêmani. Desta forma, Paulo queria expor aos cristãos a importância de buscarmos a Deus para continuarmos cheios do Espírito Santo (Romanos 8:15 e Gálatas 4:6).

Veja também:Quem foi Apóstolo Paulo?