Qual é o significado de “os humilhados serão exaltados”?

A maioria das pessoas pensam, quando usam esta frase, que há um sentimento de "revanche" ou "vingança" quando se sentem humilhadas por outras.

A ideia central é que a humildade antecede a honra de Deus (Provérbios 18:12). Quando nos humilhamos perante Deus e até mesmo os homens, o Senhor nos exaltará.

"Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado” (Lucas 18:14).

A Parábola do Fariseu e do Publicano

Ao lermos o texto (Lucas 18:9-14), podemos ver que trata-se de uma parábola contada por Jesus e já no início do versículo observamos o motivo pelo qual Jesus contou esta história.

Descubra aqui: Por que Jesus falava em parábolas?

Numa olhada rápida nesta passagem bíblica já podemos perceber que o texto não diz respeito a pessoas que foram humilhadas e depois o Deus as exaltou. Aliás o versículo nove desta passagem já deixa claro para quem Jesus estava falando: “alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros”.

Vejamos a história com mais atenção! Neste texto lemos a história de dois homens que estavam orando a Deus: Um fariseu e um publicano. Os fariseus eram religiosos, mestres da lei, enquanto os publicanos eram os cobradores de impostos, que eram mal vistos por todos.

O fariseu se achava digno, santo, melhor que todos os outros. Do outro lado estava o publicano, que tinha o entendimento de quem era e que precisava mesmo de Jesus. O fariseu deixou-se levar pela arrogância e o publicano se humilhou diante de Deus.

É interessante perceber neste texto bíblico que só alcançou o objetivo da oração aquele que teve uma atitude humilde diante de Deus. O outro, com toda sua prepotência e justiça própria não enxergava nem mesmo seu próprio coração pecador.

Quando você se humilha diante de Deus é quando você é exaltado por Deus!

“Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido” (1 Pedro 5:6);

"Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mateus 23:12).